#ESCLARECENDO - Compra de preservativos

Processo para aquisição das camisinhas usou verba federal carimbada para essa finalidade

Compartilhe!

Curtir
 
A Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau) esclarece que, conforme publicação do Diário Oficial do Estado, do dia 16 de março, o processo para a compra de preservativos, iniciado no ano passado (2.020) e finalizado esta semana, foi realizado através de pregão eletrônico e firmado por ata de registro de preço.
 
A estimativa para a aquisição de 1.200.000 unidades de preservativo se refere ao consumo para 12 meses. O material está sendo adquirido através de incentivo financeiro da Programação de Ações e Metas (PAM), do Governo Federal. Vale ressaltar que o Programa Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) sempre fez pregões para a compra de preservativos.
 
A Sesau tem a preocupação em conter o avanço de HIV/ Aids, hepatites virais e outras IST,  e não mede esforços para garantir a continuidade das ações de vigilância, prevenção e controle dessas doenças. Além disso, trabalha com a prioridade de manter o acesso da população aos insumos de prevenção, considerando que o uso do preservativo é o método mais conhecido e eficaz para a prevenção ao HIV/ Aids, hepatites virais e outras IST.
 
A Cidade recebe anualmente mais de 400 mil reais para campanhas de prevenção, investimento em educação permanente, compra de insumos e materiais médico-hospitalares, equipamentos e tecnologia relacionados ao Programa IST/Aids.
 
Além disso, há uma contrapartida municipal para compra de kits para a realização de sorologias e compra de fórmulas lácteas para crianças portadoras ou expostas ao HIV, de 7 a 12 meses, entre outros. 
 
Em São Vicente, no período de 2007 a 2020, 2.025 pessoas foram infectadas com o vírus HIV (1.332 homens e 693 mulheres) e 481 crianças nasceram com sífilis congênita. De 2008 a 2020, 1.108 gestantes contraíram sífilis.
 
Nos últimos cinco anos, 107 gestantes contraíram HIV e 145 crianças nasceram expostas à doença. Só no ano passado (2020), foram registrados 133 novos casos de HIV na Cidade.