Seduc realiza curso de higiene e manipulação de alimentos

Capacitação foi direcionada às 270 funcionárias que trabalham com alimentos na rede de ensino municipal

Compartilhe!

Curtir
Capacitação foi direcionada às 270 funcionárias que trabalham com alimentos na rede de ensino municipal

A Secretaria de Educação (Seduc) realiza, nesta terça (25) e quarta-feira (26), um curso de higiene e manipulação de alimentos, voltado para as 270 funcionárias que compõem o quadro de cozinheiras da rede municipal de ensino.

O curso é ministrado na Câmara Municipal de São Vicente e foi dividido em dois dias e quatro períodos, para evitar aglomeração.
As funcionárias responsáveis pela alimentação dos alunos aprendem a forma correta de manipular, estocar, cozinhar e utilizar os alimentos, com foco na saúde das crianças e nos cuidados para evitar o contágio do coronavírus.

As aulas ficam a cargo da equipe técnica da Diretoria de Alimentação Escolar (DAE), que é composta pela diretora de Alimentação Escolar, Luciana Cavalcante, a chefe de planejamento, Solange de Mello, a nutricionista responsável, Natália Neres, a nutricionista do quadro técnico, Beatriz Russo, as técnicas em nutrição e dietética, Patrícia Tani e Rosane Alledo, a estagiária em nutrição, Maria Eduarda e a realizadora do projeto, Karen Povineli.

Para Natália Neres, é de extrema importância para a saúde, tanto das funcionárias quanto dos alunos, esse trabalho de conscientização educacional sobre a manipulação correta de alimentos. "É muito importante elas estarem cientes da prática de manipulação e cuidados, ainda mais no contexto de pandemia. É sempre bom termos essa ação para reforçar e atualizar as práticas de higiene na cozinha”, explica.

A cozinheira Josete Ferro agradeceu a iniciativa da Seduc. “A participação nestes cursos traz uma sensação de segurança. Além de revisitarmos as práticas, sempre acabamos aprendendo novas coisas que poderemos utilizar para garantir a qualidade do nosso serviço”, comenta.

Outra cozinheira também presente no curso, Juliana Romualdo, fez questão de pontuar sobre esse novo contexto que os profissionais da educação estão inseridos por conta da pandemia. “É sempre bom ter esses cursos para aprendermos novas técnicas, ainda mais neste momento, em que precisamos estar totalmente atentas às medidas sanitárias, garantindo a saúde de todos nas escolas”, finalizou.

Por Rafael Henrique