É #FAKE - Fechamento de leitos para Covid-19

Compartilhe!

Curtir
 
O boato que circula nas redes sociais sobre o fechamento de leitos para Covid-19 no Hospital Municipal de São Vicente desinforma e não corresponde ao compromisso da Administração em cuidar da saúde dos vicentinos durante a pior pandemia da história. 
Não teria cabimento em um momento como esse, que os leitos de UTI e de enfermaria estão sempre em níveis preocupantes, reduzir as vagas que temos - que já são poucas.
No início deste ano, a atual gestão se deparou com um número reduzido de leitos Covid no Município, apenas 19. Para piorar, uma enorme dívida foi deixada, tornando a missão de melhorar a Saúde de São Vicente ainda mais difícil. Mesmo assim, com muito esforço o número foi ampliado para 47 leitos, sendo 10 de UTI e 37 de enfermaria, incluindo a reativação da Ala Covid Municipal, no Hospital São José.
A Ala Covid do HSJ funciona 24 horas e dispõe de 26 leitos de enfermaria e 10 de UTI, além de quatro leitos para suporte ventilatório pulmonar (semi intensivo). 
Na Ala Vermelha do HMSV, que também opera 24 horas, há sete leitos de enfermaria. O espaço era destinado aos pacientes que aguardavam leitos, mas foi estruturado para receber internações. 
A Administração Municipal ainda tenta, junto ao Governo do Estado, a ativação do PS da Linha Vermelha, unidade que foi construída pela antiga gestão, sem qualquer planejamento orçamentário. A sugestão do prefeito é que o Estado custeie a unidade, que possibilitaria a ampliação de mais 60 leitos Covid (36 de enfermaria, 20 de UTI e 4 de emergência), que atenderiam vicentinos e toda a Baixada Santista.
Nos últimos dias, a taxa de ocupação de enfermaria não demandou o uso da Ala Vermelha para internação. Por isso, a Secretaria de Saúde está utilizando o momento para fazer melhorias pontuais no local.
É, portanto, falsa a informação de que a Prefeitura mandou suspender os leitos de Covid do HMSV.
Busque sempre as informações através dos canais oficiais da Prefeitura de São Vicente.