Busca ativa garante reinserção de alunos durante pandemia

Parceria com Unicef permite cruzamento de informações para evitar evasão escolar

Compartilhe!

2 curtiram
Parceria com Unicef permite cruzamento de informações para evitar evasão escolar

A Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc) vem obtendo resultados significativos para a reintegração de alunos não frequentes nas escolas neste período de pandemia. Com duas frentes de busca ativa, 274 matriculados foram reinseridos às aulas em apenas um mês, entre maio e junho. Os números representam uma redução de 22% de crianças que estavam sem interação no ambiente escolar.

O principal instrumento deste trabalho é uma plataforma on-line, que garante o direito à criança e ao adolescente do acesso à educação O sistema foi desenvolvido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e permite o mapeamento preciso de cada estudante das redes municipal e particular na Cidade, possibilitando cruzar as informações com as demais redes de todo o Brasil.

Baseado nos dados do Educacenso, o sistema conseguiu identificar 1.244 alunos não frequentes em maio – a maioria devido à vulnerabilidade social. De posse dessas informações, construiu-se um diagnóstico individualizado, traçando o perfil de cada aluno, seguido da postagem de um alerta de resgate. 
Com a intermediação de agentes da plataforma, a família é localizada e tem início todo o trabalho de reintegração. Em outra frente de apoio, professores do Programa de Jornada Ampliada (Projam) estreitam esse contato para que a interação do aluno volte a acontecer, de forma natural e positiva.

Diariamente, a equipe municipal avança na investigação de cada caso, por meio do cruzamento de informações com outros bancos de dados, reduzindo os impactos sociais e preservando o direito de cidadania a todos os envolvidos na comunidade escolar.

Por Renato Pirauá