Seduc de SV faz workshop com o tema "A importância do brincar"

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Evento aconteceu nesta sexta (27), durante 21º Encontro Anual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), na Unisanta



A impressão que se tem é que professor sempre sabe tudo e já aprendeu o que precisava. Porém, os workshops do 21º Encontro Anual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) mostram que os educadores sempre têm mais a conhecer.

O evento, que aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro na Universidade Santa Cecília, teve como destaque do segundo dia o workshop ministrado pelas assessoras pedagógicas da Secretaria de Educação de São Vicente, Adriana Lima Cardoso e Carla Souza Schapinski. As educadoras abordaram o tema “A importância do brincar”.

Adriana explica que através das brincadeiras é possível trabalhar todos os conteúdos de forma lúdica, o que, para os profissionais da educação, é a melhor maneira de uma criança aprender. “Através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) temos um embasamento para colocar essa forma de ensinar em prática.”

Carla Schapinski conta que a aula dada no workshop foi feita para o curso oferecido às recreacionistas e só depois surgiu a ideia de trazer essa oficina para o encontro do Proler. “Nossa proposta é ajudar os professores a levarem uma educação mais plena para as crianças. E isso pode ser feito através do brincar”, finaliza.

Estande – Além dos livros, o estande da Seduc no Encontro do Proler expôs os projetos das escolas municipais, com temáticas sobre a leitura, como a cultura africana e indígena.

Para a secretária da Educação, Eugênia Marcondes, a leitura tem papel fundamental para a formação das crianças. Mesmo sem levar o prêmio este ano, a equipe mostrou todo o trabalho realizado com muita dedicação. “É importante reconhecer o trabalho dos nossos professores e alunos. Nossa secretaria sempre apresenta projetos de muita excelência”, ressalta.

Proler – É um projeto criado em 1994 que promove cursos de aperfeiçoamento profissional para professores das redes municipal, estadual e particular de ensino, estudantes e demais interessados pela leitura. Também promove oficinas relacionadas ao incentivo à leitura e práticas leitoras.