Boletim - 03/03/20 - 9h

Compartilhe!

Curtir
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, informa que registrou deslizamentos nos morros do Itararé, Barbosas, Ilha Porchat e Parque Prainha, neste último há duas pessoas desaparecidas. O desabamento ocorreu por volta da meia-noite. 
 
As equipes do Corpo de Bombeiros trabalham nas buscas. 
 
Na Vila Valença, o chão do banheiro de uma clínica de repousocedeu e um idoso está desaparecido. O local foi interditado. As famílias de sete idosos foram notificadas. Eles foram acolhidos pela equipe da Secretaria de Assistência Social (Seas) e encaminhados para abrigo municipal. 
 
Na Avenida Saturnino de Brito, próximo ao número 400, no Parque Prainha, três moradias foram interditadas pela Defesa Civil. 
 
Houve escorregamento de pedras na Avenida Newton Padro, próximo à Ponte Pênsil. Sem vítimas. A Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) sinalizou a área. A orientação aos motoristas é que evitem trafegar pelo local. 
 
No morro dos Barbosas houve escorregamento na região próxima ao hotel Chácara do Mosteiro. Não há vítimas. Os resíduos obstruíram a rua. 
 
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), atua em toda Cidade na remoção de resíduos provenientes dos escorregamentos e alagamentos. 
 
A equipe, composta por representantes da Defesa Civil e de secretarias de governo trabalham desde a madrugada no atendimento às ocorrências. 
 
No momento, a Cidade registra pontos de alagamentos nas regiões do Jóquei Clube e Cidade Náutica. 
 
A Secretaria de Assistência Social (Seas) disponibiliza contato telefônico para atendimento de desabrigados/desalojados. É o (13) 3569-2222. 
 
O Fundo Social de Solidariedade de São Vicente está recebendo doações de móveis, roupas, calçados, alimentos e materiais de higiene e limpeza. O endereço é Rua Benedito Calixto, 205, Centro. O horário de atendimento é das 9h às 17h. Telefone de contato (13) 3467-9118.
 
Transporte
Devido aos alagamentos, a circulação das linhas de transporte municipal, que atuam nos bairros Jóquei Clube e Cidade Náutica, está prejudicada. 
 
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também teve a operação suspensa, devido a deslizamento de terra próximo ao túnel que faz a ligação entre as cidades de Santos e São Vicente. 
 
Saúde
O Centro de Atendimento de Traumatologia e Ortopedia (Cato) e o Reabilitar I, na Cidade Náutica, e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Sambaiatuba, Pompeba e Vila Margarida tiveram as atividades suspensas devidos aos alagamentos. 
 
Os equipamentos de urgência e emergência em saúde não registraram ocorrências e funcionam normalmente. 
 
Acumulado pluviométrico
O acumulado de chuvas nas últimas 72 horas é de 330mm. O total de chuvas registrado no mês de março é de 309,8mm.O nível vigente é de alerta. O esperado para o mês é 400 mm.
 
A cidade registrou o mês de fevereiro mais chuvoso dos últimos 67 anos. O índice pluviométrico alcançou a marca histórica de 915,2 mm.