Boletim - 03/03/20 - 18h40

Compartilhe!

Curtir
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, informa que registrou deslizamentos nos morros do Itararé, Barbosas, Ilha Porchat e Parque Prainha, neste último há duas pessoas desaparecidas. O desabamento ocorreu por volta da meia-noite. As equipes do Corpo de Bombeiros trabalham no local. A Guarda Civil Municipal está com cães farejadores ajudando nas buscas. O prefeito Pedro Gouvêa decretou estado de calamidade pública no Município. 
 
Na Vila Valença, em uma clínica de repouso, o chão de um cômodo cedeu e um homem foi encontrado morto. O local foi interditado. Sete idosos foram acolhidos pela equipe da Secretaria de Assistência Social (Seas) e encaminhados para abrigo municipal. Todos já estão com seus familiares. 
 
Na Avenida Saturnino de Brito, no Parque Prainha, sete moradias foram interditadas pela Defesa Civil. Onze pessoas foram atendidas pela Assistência Social – três adultos e oito crianças. Foi oferecido abrigo municipal, mas elas optaram em ficar em casas de vizinhos. Todos estão sendo assistidos.
 
Houve escorregamento de pedras na Avenida Newton Prado, próximo à Ponte Pênsil. Sem vítimas. A Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) sinalizou a área. 
 
No Morro dos Barbosas houve escorregamento na região próxima ao hotel Chácara do Mosteiro. Não há vítimas. 
 
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), atua em toda Cidade na remoção de material proveniente dos escorregamentos e alagamentos. 
 
A equipe, composta por representantes da Defesa Civil e de secretarias do governo, trabalha desde a madrugada no atendimento às ocorrências. 
 
No momento, a Cidade registra pontos de alagamentos nas regiões do Jóquei Clube e Cidade Náutica. 
 
A Secretaria de Assistência Social (Seas) disponibiliza contato telefônico para atendimento de desabrigados/desalojados. É o (13) 3569-2222. O horário de atendimento é das 9h às 17h.
 
O Fundo Social de Solidariedade de São Vicente está recebendo doações de móveis, roupas, calçados, alimentos e materiais de higiene e limpeza. O endereço é Rua Benedito Calixto, 205, Centro. O horário de atendimento é das 9h às 17h. Telefone de contato (13) 3467-9118.
 
A Escola de Esportes Maria dos Remédios, na Avenida Getúlio Vargas, nº 1, ao lado da Biquinha, também é um ponto de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas. O horário de atendimento é das 8h às 17h. 
 
Trânsito e Transporte
 
Devido aos alagamentos, a circulação das linhas de transporte municipal, que atuam nos bairros Jóquei Clube e Cidade Náutica, está prejudicada. 
A Ontrantur, empresa que opera o sistema de transporte municipal, informa que as linhas 106 e 107 do bairro Tancredo Neves estão com um trajeto especial para atender a passarela que liga ao bairro Náutica III.  
A Avenida Penedo com a Rua Osvaldo Toschi, a Avenida Augusto Severo com a Avenida Salgado Filho e a Avenida Capitão Luiz Horneaux com a Rua São Cristóvão estão interditadas. 

Saúde
 
O Centro de Atendimento de Traumatologia e Ortopedia (Cato) e o Reabilitar I, na Cidade Náutica, e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Sambaiatuba, Pompeba e Vila Margarida tiveram as atividades suspensas devidos aos alagamentos. 
Os equipamentos de urgência e emergência em saúde não registraram ocorrências e funcionam normalmente. 

Acumulado pluviométrico
 
O acumulado de chuvas nas últimas 72 horas é de 357 mm. O total de chuvas registrado no mês de março é de 345 mm.O nível vigente é de alerta. O esperado para o mês é 400 mm.
A cidade registrou o mês de fevereiro mais chuvoso dos últimos 67 anos. O índice pluviométrico alcançou a marca histórica de 915,2 mm.