Nome
E-mail
 
Seduc
Coppir
Webmail
Webmail
Município >> Agenda Cultural

16/2/2012
Confira as atrações para este final de semana em São Vicente
Desfile das escolas de Samba e blocos carnavalescos prometem não deixar ninguém parado até terça-feira (21/02)

Animação não faltará neste final de semana de Carnaval na cidade de São Vicente. Blocos carnavalescos e o já tradicional desfile prometem agitar a toda a população.
Um dos destaques são as escolas de Samba que desfilarão nesta sexta-feira (17/02) no Tapetão, a partir das 21 horas.
A primeira escola abrir o desfile é a Acadêmicos de São Vicente, fundada em janeiro de 2003, foi duas vezes campeã do segundo grupo. A segunda agremiação a entrar na Avenida será a Primeira de Pompeba, às 21h55. Fundada em abril de 2010, a escola desfilará pela segunda vez. A Diva Imperial será a terceira escola a se apresentar, às 22h50. Assim como a Primeira de Pompeba, essa escola também desfilará pela segunda vez no carnaval vicentino, após sua fundação em outubro de 2010. E para fechar a noite A Unidos do Beira-Mar, campeã do Carnaval em 2011, entrará na Avenida por volta das 23h45. A escola é a segunda mais antiga da Cidade, fundada em fevereiro de 1980.
Já na madrugada do sábado (18/02), a Águia Vicentina desfilará às 00h40. Vice-campeã em 2009 e 3ª colocada em 2010, a escola foi fundada em setembro de 2004. A penúltima escola a desfilar na Avenida será a Imperatriz da Ilha, que foi vice-campeã em 2010. A Imperatriz foi fundada em março de 2003 e entrará na Avenida às 01h35.
A última escola a desfilar no carnaval vicentino será a Última Hora às 02h30, a mais antiga a desfilar em São Vicente. Foi fundada em fevereiro de 1978 e no desfile de 2010 ficou em 3º lugar.
Bloco da Melhor Idade – Com o tema “Juventude avançada de São Vicente,” o Bloco da Melhor Idade da Cidade promete agitar os foliões nesta sexta-feira (17/02), a partir das 18 horas. Os interessados em participar devem comparecer a concentração que será no Largo Thomé de Sousa (ao lado da antiga panificadora Sensação – atual banco Santander), na Praia do Gonzaguinha em São Vicente.
Ao longo de todo o trajeto, que promete arrastar foliões, um trio elétrico abrirá caminho para a alegria, com direito a DJ, que animará o bloco com músicas que vão desde marchinhas consagradas de carnaval até musicas das paradas de sucessos atuais.
Percurso – Será feito por toda a extensão da Avenida Embaixador Pedro de Toledo com previsão de chegada às 19h30 em frente a Casa Martim Afonso (Praça 22 de Janeiro, 469 – Centro). Após o fim do percurso do bloco, começará o Corso Carnavalesco (nome dos passeios das sociedades carnavalescas do século XIX. A brincadeira consiste no desfile de foliões que percorriam o eixo de avenidas centrais ou à beira mar). O bloco da Melhor Idade de São Vicente pretende reunir aproximadamente 1.500 foliões.

Parque Cultural Vila de São Vicente – (Praça João Pessoa, s/nº - Centro).
O Parque Cultural Vila de São Vicente oferece shows nas noites de sexta, sábado e domingo. O Parque funciona de terça a domingo, das 10 às 22 horas. Veja abaixo a programação musical para o fim de semana.

Veja abaixo a programação musical para o fim de semana:
Sábado (18/02) – Wilsinho, ritmos carnavalescos, às 20 horas.
Domingo (19/02) – Banda Oscar Guzela, ritmos carnavalescos, às 20 horas.
Segunda- feira (20/02) – Grupo 2 + 1 show, às 20 horas.
Terça- feira (21/02) – Ritmos Dançantes, às 20 horas.

Cultura na Praça – A partir das 13 às 18 horas.
Todo sábado: Praça do Correio – Centro
Todo domingo: Praça 22 de janeiro – Centro

Ba-Bahianas - Outro destaque é o Bloco carnavalesco mais tradicional e o mais antigo Estado de São Paulo, o Ba-Bahianas sem Taboleiro. Com o famoso desfile de homens vestidos de mulheres, o bloco, que foi instaurado como Patrimônio Cultural de São Vicente, celebra a alegria na Cidade há 76 anos. Reunindo cerca de 100 mil pessoas patuscando pelas ruas de São Vicente. São crianças, jovens e idosos que se espalham para seguir o bloco, cantarolando as famosas marchinhas na semana do carnaval. Por vários anos, o Ba-Bahianas promove um humor sem preconceito, com tranquilidade em poder seguir o cortejo com segurança e possibilidades de levar toda a família.
O desfile acontece no domingo (19/02), dia reservado para o Ba-Bahianas. Desde a sua concentração, que se inicia às 8 horas da manhã e vai até o final do desfile às 14 horas, o amontoado de pessoas já começam a se organizar. A saída do bloco pela Cidade está prevista para às 11 horas.
Abadá – Quem tiver o interesse de comprar o abadá e o crachá para percorrer em cima do trio elétrico, basta ir até a loja Vip-x.
Percurso – Concentração - Rua Marquês de São Vicente. Os trios elétricos passarão pela Igreja Matriz, Praça 22 de Janeiro, Rua Padre Anchieta, Rua Frei Gaspar, Prefeitura e termina na Praia do Gonzaguinha. Depois do desfile, o bloco se une à Banda Vip-x na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 17 horas. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura de São Vicente (Secult) e das lojas Vip-X.

Feira de Artesanato e Artes Plásticas – Praça da Biquinha – Gonzaguinha
Peças feitas à mão e toda a criatividade dos artesãos da nossa região, você pode conferir aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas.

Casa Martim Afonso de São Vicente – (Praça 22 de Janeiro, 469 – Centro).
A Casa Martim Afonso funciona de terça-feira a domingo das 10 às 18 horas. Excepcionalmente neste fim de semana a Casa funcionará de sexta-feira (17/02) à terça-feira (21/02), fechando apenas na quarta-feira de Cinzas (22/02).

Exposição São Vicente 480 anos de história em imagens - O local conta com aproximadamente 60 imagens da história da Cidade, com passagens desde a primeira povoação na antiga Vila, a inauguração da Câmara Municipal, até fotos aéreas dos dias atuais de locais como Biquinha, a Praia do Itararé e o Centro.
Além de fotos dos principais pontos da Cidade, cartões postais dos anos 60 e 70 também foram ampliados para contar a história.
Data: Até 04/03
Horário: Das 10 ás 18 horas

Sitio Arqueológico Bacharel – A exposição contém as escavações que revelaram um achado que ratifica a importância histórica da primeira cidade do Brasil. Nela uma parede erguida no século XVI e 883 objetos encontrados no subterrâneo da Casa Martim Afonso que pertencem a povos que habitaram a região da Baixada Santista. Além disso, banners explicativos revelam a história de cada objeto.

Museu Joias da Natureza - Rua Frei Gaspar, 1101 – Centro.
O local oferece palestras e oficinas sobre ciências naturais, e conta aos visitantes um pouco sobre seu acervo.
Para as escolas interessadas em visitar o Museu, o Joias da Natureza recebe turmas escolares e realiza excursões com os alunos da Região. Mais informações pelo telefone 3329-7960.

Shopping Verão – Praia do Itararé, ao lado do teleférico.
O Shopping Verão São Vicente possui tendas com venda de roupas, acessórios, artesanato, e variedade de lanches e bebidas.
Data: Até 26/02
Horário: Das 15 às 00 horas
 
Voltar
Ouvidoria COPPIR São Vicente
ICMS Dipam
Cadin
Nota Fiscal Eletrônica
Minha Casa. Minha Vida.
ISS online
Secretaria de Educação de São Vicente
Recursos para São Vicente