Mutirão do ECOMAR promove conscientização ambiental

Coleta de microlixos feita por alunos da UE República de Portugal arrecadou 286 kg de resíduos sólidos na Praia do Guamium

Compartilhe!

2 curtiram
Da teoria à prática, a Unidade Educacional República de Portugal (Parque Bitaru), destaque entre os vencedores da 2ª edição da Gincana Sustentável Solidária, participou nesta quinta-feira (29) de uma ação que enfatiza o despertar da consciência ambiental em relação ao descarte irregular de resíduos sólidos nas praias do Município.
 
A parceria entre as secretarias da Educação (Seduc) e de Meio Ambiente (Semam), que integra a série de ações do Projeto ECOMAR, levou 24 alunos do 7º e 8º ano até a Praia do Guamium, ao lado da Rua Japão, para trabalhar o exercício de cuidado e preservação do meio ambiente por meio da gestão de resíduos realizada pela comunidade escolar.
 
Divididos em grupos e acompanhados por agentes ambientais, os jovens receberam orientações acerca do percurso de observação até a coleta de microlixos na faixa de areia. Sacolas plásticas, garrafas pet e bitucas de cigarro estavam entre os itens coletados pelos estudantes.
 
Sofia Santana, aluna de 12 anos, destaca a importância da aula prática a fim de aprender mais sobre a reciclagem e alertar sobre os impactos do descarte irregular do lixo não apenas no mar, mas também nas ruas da Cidade. “Temos que jogar o lixo no lugar certo, pois isso acaba voltando para nós mesmos. É melhor conscientizar-se logo enquanto ainda há tempo”.
 
Vandilma Galindo, assessora pedagógica da Seduc, ressalta que o projeto tem o objetivo de desenvolver uma geração consciente com relação à problemática do lixo, especificamente do microlixo. “Nós percebemos o interesse dos alunos com relação a essas temáticas e com isso, são elaborados mais projetos de intervenção nas Escolas, mobilizando toda a comunidade escolar em prol da causa ambiental”.
 
Além disso, a iniciativa contribui para cumprir as metas da Agenda 2030, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em meio ao Plano de Ação Global que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na ODS 14, que diz respeito à conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

A ação realizada nesta quinta-feira (29) dá sequência à série de iniciativas parceiras entre Semam e Seduc buscando promover a conscientização ambiental com apoio de cooperativas. Na ocasião, o mutirão com os alunos da UE República de Portugal envolveu a cooperativa Tortugas.

Álbum de Fotos