Fundo Social entrega almofadas em forma de coração à Associação Genoveva Perez >> Prefeitura Municipal de São Vicente

10 de outubro de 2017

Fundo Social entrega almofadas em forma de coração à Associação Genoveva Perez

37338311060_4f1c63b126_k

Entidade de combate ao câncer presta serviço há quase três décadas

Uma pequena casa na Vila Cascatinha é o endereço de muita dedicação e carinho. Lá é a sede da Associação Vicentina de Combate ao Câncer Genoveva Perez, um espaço que oferece atendimento a pacientes a partir dos 18 anos com qualquer tipo de câncer.

Em visita à Associação, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS), Andrea Gouvêa, entregou almofadas de coração às vítimas de câncer de mama. O material foi confeccionado em oficinas artesanais realizadas no Parque Cultural Vila de São Vicente. O formato de coração é pensado para se encaixar sob as axilas, ajudando no controle das dores do pós-cirúrgico. Ela destaca que a prevenção é a melhor forma de combater o câncer.

Andrea convida a todos para, além de visitar, também fazer parte da equipe. “Quem puder venha conhecer a Casa e auxiliar de alguma maneira por essa causa, que é tão importante”, completa.

A equipe da entidade é formada por uma assistente social, uma psicóloga e uma nutricionista, além de 30 voluntários. Camila Hélcias Sequeira é a psicóloga do lugar e faz consultas duas vezes na semana. Ela explica que os pacientes são encaminhados para a Genoveva Perez através do Hospital Guilherme Álvaro e Unidades Básicas de Saúde da Cidade. Na sequência, é realizado o atendimento aos pacientes e às famílias.

A saúde física não é a única coisa a ser cuidada. Mercia Cabral Fernandes Viana, 77 anos, aplica o Reiki aos pacientes e membros da família. A técnica de origem japonesa consiste em reduzir o estresse e relaxar, através de movimentos com as mãos.

Mesmo com toda a ajuda vinda das voluntárias e dos sócios contribuintes, a entidade enfrenta dificuldades financeiras. A única fonte de renda são os bazares e eventos.

Histórico – A Associação foi fundada em 1998, quando um grupo de senhoras se reuniu para ajudar pacientes sem condições financeiras para custear o tratamento do câncer, fornecendo apoio material e psicossocial.

O nome é uma homenagem à Genoveva Perez, referência no combate à doença em São Vicente, liderando campanhas para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Em 2000, a entidade ganhou o título de Utilidade Pública Municipal, pela Lei n° 928-A. A concessão dá reconhecimento do poder público de prestação de serviços à comunidade, sem fins lucrativos. Deste modo, as organizações podem se inscrever em editais e estarão aptas a obter recursos públicos, ou até mesmo o documento de Utilidade Pública em âmbito Estadual ou Federal.

A AACC Genoveva Perez fica na Rua Doutor Emílio Carlos, 125 – Vila Cascatinha e funciona de segunda a sexta, das 9 às 12h e das 13 às 17h.