Juiz da Vara da Infância de SP ministra aula sobre Justiça Restaurativa nesta terça (12) em SV >> Prefeitura Municipal de São Vicente
Voltar

Educação


6 de setembro de 2017

Juiz da Vara da Infância de SP ministra aula sobre Justiça Restaurativa nesta terça (12) em SV

Na ocasião, prefeito Pedro Gouvêa sanciona lei de adesão às práticas restaurativas no Município

 

O juiz da 1ª Vara Especial da Infância e da Juventude, Egberto Penido, ministra a partir das 8h30 desta terça-feira (12) aula sobre Justiça Restaurativa. O tema faz parte do curso de capacitação voltado a professores da rede municipal de ensino, assistentes sociais e demais profissionais que atuam com a Cultura de Paz em situações conflituosas. O encontro será no salão térreo da Associação Comercial de São Vicente (Rua Jacob Emmerich, 1.238 – Parque Bitaru).

 

 O magistrado falará sobre os princípios da Justiça Restaurativa e os principais contrapontos entre este olhar conciliador e o da justiça punitiva.

 

 Na sequência, a partir das 10h30, o prefeito Pedro Gouvêa sanciona Lei Municipal que assinala a adesão formal do Município às práticas restaurativas em São Vicente. A adesão propicia o fortalecimento do trabalho desenvolvido, ampliando ainda mais a utilização dos princípios e práticas restaurativas visando à construção conjunta da Cultura de Paz no planeta.

 

Há mais de dez anos, por meio da realização de Círculos Restaurativos, ONGs parceiras do Poder Judiciário colaboram ativamente para a transformação da forma de abordar conflitos resultantes de práticas violentas. A prática voltada à Cultura de Paz vem sendo utilizada em escolas e, recentemente, também no Juizado Especial Cível e Criminal, para tratar de reparação de danos e responsabilização de quem os causa.

 

 

 

 

Leia Também