Parque Bitaru abrigará um grande complexo municipal >> Prefeitura Municipal de São Vicente

6 de dezembro de 2017

Parque Bitaru abrigará um grande complexo municipal

Obras chegam ao Centro de Convenções e Teatro Municipal; Rodoviária é a primeira novidade

O Parque Bitaru estará de cara nova em 2018. A Prefeitura de São Vicente inicia ainda neste mês de dezembro uma importante ação de revitalização do bairro, incluindo obras em empreendimentos há anos abandonados, como o Teatro Municipal e o Centro de Convenções. A ideia é formar naquela área um grande complexo municipal, com a frente para a Avenida Capitão Luiz Pimenta.

A primeira dessas intervenções já está definida. A partir desta quarta-feira (6), a Administração Municipal inicia as obras da Rodoviária Municipal, atualmente funcionando de forma improvisada, no Mercado Municipal (Praça João Pessoa, s/nº).

A proposta da Prefeitura é criar um equipamento moderno, com atendimento adequado, baias para ônibus, banheiros, saguão, guichês, oferecendo conforto a moradores e turistas. Tudo isso às margens da Rodovia dos Imigrantes.

O empreendimento deve custar aproximadamente R$ 146 mil aos cofres municipais, segundo as projeções iniciais. A rodoviária será construída na área do Teatro Municipal. “Os ônibus poderão acessar a rodoviária a partir da rua lateral, entre o Teatro e o Centro de Convenções”, explica o prefeito Pedro Gouvêa.

O chefe do Executivo vicentino destaca ainda que a estrutura do Teatro não será demolida para a construção da Rodoviária. “Manteremos o prédio do teatro e buscaremos recursos para a conclusão das obras. Mas, enquanto isso, não ficaremos de braços cruzados. Vamos transformar o Parque Bitaru”, justifica o prefeito.

Ainda no prédio do Teatro, a Prefeitura construirá a nova sede da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Canil Municipal. As obras devem começar em meados de dezembro, com um custo estimado de R$ 150 mil.

Centro de Convenções – Os trabalhos não ficarão restritos ao prédio do Teatro. Ao lado, no Centro de Convenções, a Prefeitura iniciará uma série de mudanças. O foyer e auditório para 1,2 mil pessoas serão mantidos. O espaço de exposições, porém, será dividido em dois.

A grande área coberta passará a abrigar a Secretaria da Educação (Seduc) e diversos serviços relacionados à pasta. A abertura dos envelopes da empresa que executará as obras será realizada ainda este ano.

A outra metade receberá o Centro de Inovação e Tecnologia, equipamento do Governo do Estado, que receberá um investimento de R$ 2 milhões. Por uma questão de coerência, o local também passará a abrigar Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedect).

Onde antes funcionava a praça de alimentação e os banheiros do Centro de Convenções, será erguido um terminal de lotações, integrando o transporte municipal à Rodoviária.

Gouvêa justifica: “O Centro de Convenções está em uma área com mais de 30 mil metros quadrados, sendo oito mil de área construída. Vamos aproveitar muito bem esse espaço, dando vida àquela região”.