Shopping de São Vicente expõe desenhos sobre a paz produzidos por crianças >> Prefeitura Municipal de São Vicente
Voltar

Educação


11 de outubro de 2017

Shopping de São Vicente expõe desenhos sobre a paz produzidos por crianças

cultura da paz

 

 

Projeto realizado pelo Lions Clube credencia a fases nacional e mundial

 

“A paz é uma escolha nossa”. Com essa afirmação, a escoteira Laís Amaral, de 13 anos, sintetizou seu pensamento, que resultou no desenho produzido para o concurso “Cartaz da Paz: O Futuro da Paz”, desenvolvido pelo Lions Clube de São Vicente. “Ficamos idealizando a paz, mas como teremos isso com bombas e tanques de guerra?”, completa. A obra da escoteira leva à reflexão sobre a escolha em plantar a paz por um mundo melhor.Essa é uma das dezenas de artes expostas no Brisamar Shopping, concorrendo à premiação por meio do voto popular. O vencedor passa às fases distrital, nacional e mundial, com exposição na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Aluna da EMEF Armindo Ramos, Yasmim Oliveira, de 12 anos, conta que a ideia para o desenho veio quando pensou na desigualdade e suas consequências. “No fundo, todos somos iguais. Não pode ter diferença entre as pessoas só por causa da cor ou religião”, reflete.

 

Para a coordenadora do concurso, Silvéria de Araújo, é muito importante desenvolver a consciência em relação à paz nas crianças. “Trata-se de um tema tão importante que estamos disseminando na faixa etária de 11 a 13 anos, ou seja, as crianças passam a ter a concepção do que é a paz”. Ela também ressalta a participação da Secretaria de Educação (Seduc), que “deu todo o apoio para que fosse possível a participação das escolas municipais”.

 

Mãe da participante Sophia, a contadora Fabíola Loureiro, de 45 anos, comenta sobre a importância que um trabalho escolar como esse. “A educação e arte são as melhores heranças que uma criança pode ter”, ressalta. Para ela, unir as duas coisas leva as crianças a refletir e a fazer um futuro diferente.

 

Concurso Cartaz da Paz – o projeto é realizado anualmente pelo Lions Clube Internacional. O tema de 2017 é “O futuro da paz”. A competição começa com os desenhos feitos pelas crianças, nas escolas públicas e particulares, e passa a concorrer pelo voto popular, que pode ser feito na exposição no Shopping Brisamar (Rua Frei Gaspar, 365 – Centro) e também pelo Facebook do Lions Clube. Os três primeiros colocados dessa etapa municipal vão ganhar um smartphone. O grande vencedor passa à fase distrital e após isso para a nacional. O vencedor da etapa nacional irá participar da final internacional na sede da ONU nos Estados Unidos. A exposição fica disponível no Shopping Brisamar até domingo (15).

 

 

 

Leia Também