Nome
E-mail
 
Facebook
Twitter
Movimenta São Vicente
Webmail
Webmail
Município >> Notícias

   
14/1/2010
Codesavi informa que dobrou número de agentes de reciclagem e que a produção de lixo orgânico diminuiu
 
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi), registrou um aumento de 73% na coleta de lixo reciclável no começo do verão. No mês de dezembro de 2008 foram 95 toneladas contra 165 no mesmo mês do ano passado. O presidente da Codesavi, Márcio Papa, lembrou que o número tende a crescer ainda mais nos meses de janeiro e fevereiro.
“Foram 70 toneladas a mais”, disse Márcio Papa, atribuindo o resultado às campanhas de conscientização realizadas pela empresa, que tem preocupação com o meio-ambiente. “É uma iniciativa que vem alcançando êxito total. No ano passado, espalhamos faixas em pontos estratégicos da Cidade com o slogan ‘Reciclar é um ato de cidadania.’ Esse aumento na coleta de lixo reciclável é produto do nosso esforço para que a população se conscientize da importância de sua atitude para o meio ambiente”, diz.
Outro ponto percebido pela Codesavi foi a redução do volume de lixo orgânico. A Cooperativa de Trabalho da Cidade Alta (Coopercial), formada por ex-catadores do antigo Lixão do Sambaiatuba e responsável pela coleta seletiva e separação do lixo e também comemora. É que para acompanhar o aumento da coleta foi preciso dobrar o número de trabalhadores na seleção do lixo. De dez cooperados que faziam o trabalho, hoje são necessários vinte.
Segundo Márcio Papa, a expansão no quadro dos trabalhadores também tem um significado importante, pois é da venda de produtos recicláveis que os ex-catadores mantêm seu sustento garantido. “A cooperativa é totalmente regularizada e cada membro tem sua conta bancária. É o resgate da cidadania”, conclui.
A coleta seletiva é realizada uma vez por semana em todos os bairros da Cidade e os moradores são avisados sobre o dia da visita. O caminhão da coleta, que emite o jingle da campanha, é responsável pela divulgação do serviço.
Confira o dia da semana em que a coleta seletiva passa no seu bairro, sempre das 8 às 16h20:

Segunda-feira: Gonzaguinha, Boa Vista, Itararé, Vila Voturuá, Jardim Independência, Vila Valença e Humaitá;

Terça-feira: Jardim Guassu, Vila São Jorge, Vila Melo, Parque São VicenteBeira Mar e Parque Continental;

Quarta-feira: Catiapoã, Centro, Jóquei Clube, Japuí, Jardim Rio Branco, Parque das Bandeiras e Gleba II;

Quinta-feira: Parque Bitaru, Vila Nossa Senhora de Fátima;

Sexta-feira: Vila Voturuá, Jardim Independência, Vila Valença, Cidade Náutica, Vila Ema, Samaritá e Vila Nova São Vicente.

Entulhos - São Vicente também aproveita os entulhos de construção retirados das ruas. Eles são triturados e utilizados como base na pavimentação das vias. Para o recolhimento de objetos descartados como geladeiras, fogões, móveis e entulho de construção, o munícipe deve ligar para 3569-3559 ou 3464-7158. Para quantidade de entulho de construção superior a cinco sacos, o responsável deverá contratar o serviço de caçambas.
 
 
Imprimir esta notícia Imprima esta notícia Envie para um amigo Envie para um amigo
 
Voltar
Ouvidoria COPPIR São Vicente
ICMS Dipam
Cadin
Nota Fiscal Eletrônica
Minha Casa. Minha Vida.
ISS online
Secretaria de Educação de São Vicente
Recursos para São Vicente