Prefeitura Municipal de São Vicente

Coppir
Município >> Notícias

22/7/2010
Integrantes dos equipamentos sociais da Cidade explicam como atividades físicas e manuais auxiliam na saúde e bem-estar

Nesta segunda-feira (26/07) é comemorado o Dia dos Avós. Diferente de décadas passadas, quando eram vistos como pessoas frágeis, caseiras - as mulheres, donas dos belos bordados e tricôs -, os avós de hoje são bem mais dispostos e animados. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma: eles evoluíram, assim como a expectativa de vida brasileira, que passou de 69,66 anos (69 anos, 7 meses e 29 dias) para 72,86 anos (72 anos, 10 meses e 10 dias) de 1998 a 2008. Para obter esse desempenho, a terceira idade explica como o lazer e as atividades físicas são essenciais para a longevidade.
Segundo o censo 2000, estimativa 2007 do IBGE, São Vicente tem 25.865 idosos. Para esse público, a Prefeitura Municipal oferece várias oportunidades de atividades como esportes, artesanato, dança, entre outras. Muitas destas podem ser encontradas nas sete unidades dos Centros de Convivência da Cidade (Cecons) ou no Clube da Melhor Idade, equipamentos que se tornaram fonte de alegria e ocupação de muitos avós.
É o caso de dona Conceição Mota, que aos 70 anos esbanja animação. A senhora frequenta o Clube da Melhor Idade de São Vicente, onde faz aulas de ioga e pintura em tecido. Entre idas e vindas devido a compromissos pessoais, dona Conceição frequenta o espaço há seis anos. Quando a pergunta é se isso a faz se sentir bem, a resposta é imediata: “Não há coisa melhor”. Muito agitada e adepta da vida social na terceira idade, a senhora divide o tempo em atividades sociais e o cuidado com a família. Muitas de suas tardes são dedicadas a Luiz Guilherme, um de seus seis netos. “Quando nos tornamos avós é algo muito importante e comovente. Tem momentos que pareço demonstrar mais preocupação com meu neto, do que com meus filhos quando eles eram pequenos”, explica.
Viúva há mais de 28 anos, dona Conceição diz que o lazer é uma grande fonte de energia para o corpo, mente e alma. Ela afirma que ficar em casa só aumenta a solidão e a preocupação sobre as doenças comuns da idade. “Eu tenho, sim, dores nos joelhos. Mas eu não deixo de sair por isso, afinal, se eu ficar em casa a dor vai passar? Não, não vai não!”, conta sorridente.
Atividades – O Clube da Melhor Idade de São Vicente oferece diversas atividades destinadas aos idosos. Há dez anos, senhoras e senhores que já passaram dos 60 anos frequentam o ambiente. Para participar basta levar duas fotos 3x4, xerox da carteira de identidade e comprovante de residência. Para as atividades físicas é necessário ter atestado médico.
A cargo da Secretaria de Assistência Social (Seas), os Cecons reúnem 2.700 idosos, que praticam ginástica, tai chi chuan, educação física, ioga, dança do ventre, dança de salão, artesanato e participam de bailes e eventos. O espaço atende pessoas acima dos 60 anos.
Dentro do Cecon nasceu também uma equipe de dançarinos que “dão um baile” nas competições, é o Grupo de Dança da Melhor Idade, formado por 16 integrantes. A equipe tem 13 anos de carreira e soma oito troféus como campeões nos Jogos Regionais do Idoso e mais oito na etapa estadual.
Além das tradicionais atividades, São Vicente disponibiliza também equipamentos voltados para a saúde dessa faixa etária. É o caso da Academia da Terceira Idade, localizada na Praça 22 de Janeiro. No local, é possível exercitar o corpo ao ar livre em aparelhos adaptados e sob a supervisão de um personal trainner. O equipamento é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) e está em funcionamento desde outubro do ano passado.
Há quatros anos que as avós vicentinas também possuem a oportunidade de mostrar a beleza e o charme da melhor idade. O concurso Garotas do Calendário incentiva as participantes de projetos sociais da Cidade a aumentar sua própria autoestima e estampar o calendário oficial do Município. Sempre com um tema proposto, o projeto escolhe 12 senhoras para representar cada mês do ano.
Tão diversificadas, ativas e modernas, as avós do século XXI não deixam mais de participar do que antes era restrito ao público jovem. A Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a Via Artes, ofereceu no mês de julho um workshop de street dance e arte em grafite para idosos. Ao todo, 40 integrantes, participaram e aprovaram o projeto.
Saúde - Pesquisas da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, concluíram que uma rotina de exercícios físicos aeróbicos, usados como apoio ao tratamento de doenças como a depressão em pessoas idosas, contribui também para melhorar os processos mentais de alta complexidade da memória e também as chamadas funções executivas cerebrais, que incluem planejamento, organização e habilidade para executar duas ações ao mesmo tempo.
Confira os equipamentos voltados ao esporte, arte e lazer da Melhor Idade de São Vicente:

Clube da Melhor Idade
Rua João Ramalho, 529
Centros de Convivência da 3ª Idade:
- Cecon Primavera
Rua Sinhá Junqueira, 165 - Vila São Jorge
- Cecon Raio de Luz
Rua Capitão Gregório de Freitas, 508 - Parque São Vicente
- Cecon Renascer
Rua Juiz de Fora, s/nº (Horto Municipal) - Vila Voturuá
- Cecon Vem Viver
Rua Prefeito Rodolpho Mikulasch, 901 - Parque das Bandeiras