Movimenta São Vicente
Município >> Notícias

2/8/2012
Em parceria com Ministério da Ciência e Tecnologia, sistema disponibiliza consulta de serviços do Município via internet e cursos de Tecnologia da Informação

O programa do primeiro Portal de Gestão Unificada (PGU) do País foi lançado na manhã desta quinta-feira (2/8), pela Prefeitura de São Vicente, em cerimônia no Centro de Convenções (Avenida Capitão Luiz Pimenta, 811 – Parque Bitaru). Estavam presentes à solenidade idealizadores e parceiros do projeto. O objetivo é oferecer acesso aos vicentinos a diversos serviços pela internet, como por exemplo, ver o boletim dos alunos matriculados na rede municipal de ensino, consultar data e local de exames, validade de programas sociais, entre outros. O PGU foi idealizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O lançamento também incluiu um encontro à tarde, direcionado à comunidade, com apresentação do curso de Tecnologia da Informação e ministradas palestras por profissionais renomados da área.
Introduzido no Município por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia de São Vicente (Setec), o PGU visa a otimizar os serviços prestados pela Prefeitura por meio do acesso à internet.
Inicialmente, o Portal atenderá no seu endereço eletrônico as pastas de Educação, Saúde e Assistência Social, e será elaborado por etapas. Por meio dele, os munícipes poderão consultar detalhadamente serviços referentes a estas secretarias, como vagas em escolas municipais, frequência dos alunos às aulas, agendamento online de consultas médicas e exames, acompanhamento do histórico do paciente no sistema de saúde, consulta de validade e cadastro em programas como o Bolsa Família, entre outros. O endereço eletrônico será interligado com os portais estaduais destas pastas, que proporcionará o acompanhamento de outros serviços também.
Além disso, o PGU implantará na Cidade um sistema de identificação biométrica, que permitirá aos gestores o controle da frequência dos alunos em escolas e projetos sociais da Cidade, bem como identificar, por meio da leitura digital de um paciente, seu histórico médico. Os pais dos alunos da rede municipal também poderão ficar mais tranquilos, pois além dos estudantes registrarem a presença nas aulas por ponto eletrônico, esse registro será enviado diretamente para o celular dos pais cadastrados, via SMS, de forma a informá-los que seus filhos já entraram para a sala de aula.
O secretário de Ciência e Tecnologia de São Vicente, Francisco Marcio Pereira, explica que o projeto tem como maior objetivo facilitar o acesso por parte da população e dos funcionários. “Com isso conseguiremos, por exemplo, identificar alguém que chegue em estado de emergência ao Hospital Municipal e que não esteja portando os documentos. Pela leitura biométrica dele, teremos acesso a todo seu histórico. É, sem dúvida, um grande passo para a informatização geral da Cidade”.
Já o prefeito de São Vicente, Tercio Garcia, disse que o sonho de ter um Portal de Gestão Unificada nasceu, para ele, em 1991, quando conheceu um assim, em intercâmbio no Japão, como funcionário da Prefeitura de São Vicente. “Fiquei maravilhado ao ver que as pessoas tinham RG municipal, com todos os dados referentes a serviços da sua cidade. Qualquer mudança, bastava irem à Prefeitura local para atualizar. Hoje concretizamos este sonho em São Vicente, interligando todos as informações, o que vai trazer benefícios enormes para os cidadãos e para a Administração”.
Prestigiaram, ainda, o lançamento do PGU os secretários de Educação, Tânia Simões; da Saúde, Cláudio França, e de Assistência Social, Márcia Garcia, entre outras autoridades. Estava presente também o diretor-executivo da Supnet, Edvaldo do Valle.
Tecnologia da Informação - Além destes serviços de consulta e identificação, o projeto traz também cursos de qualificação profissional na área de Tecnologia da Informação (T.I). Os cursos vão funcionar nos Centros de Acesso à Tecnologia para Inclusão Social de São Vicente (CATIS), e serão destinados para alunos do Ensino Médio em diante. As aulas serão divididas em quatro módulos, formando novas turmas a cada mês. O projeto é de dois anos e “a expectativa é de que, ao final do projeto, tenhamos mais de 4 mil alunos formados em Tecnologia da Informação. Isso proporciona melhores ofertas de emprego e qualificação, pois estudos apontam que a área de T.I possui um dos melhores salários do mercado”, explica o secretário. A grade das aulas inclui programação nas linguagens Java e Net; administração de rede – Servidor Windows e administrador de rede – Servidor Linux. Os módulos serão aplicados individualmente, não sendo sequencial, cabendo ao aluno escolher o de seu interesse.
As inscrições para o curso estarão abertas a partir de 2 de agosto por meio do site da Prefeitura (http://www.saovicente.sp.gov.br/) no banner São Vicente Digital, ou na Secretaria de Ciência e Tecnologia de São Vicente, que fica na Avenida Presidente Wilson, 1.126 - Centro. O cadastro é gratuito. De início, serão disponibilizadas 360 vagas, dividas nos CATIS do Município. As aulas vão de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã (8 às 12 horas), tarde (14 às 18 horas) e noite (19 às 23 horas).
O Programa de Gestão Unificada (PGU) funcionará por etapas, começando pelas inscrições para os cursos a partir de 2 de agosto. O primeiro módulo do projeto será o cadastramento da população para ser inserida neste portal, que começará na segunda semana de agosto. Após isso, os dados das pastas iniciais começam a ser disponibilizados para consulta. O projeto tem expectativa de conclusão total do sistema para o final de 2013, e tem o intuito de ir agregando mais pastas ao longo do processo.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na Setec, pelos telefones 3468-1636 e 3468-1549.

Imprimir esta notícia Imprima esta notícia Envie para um amigo Envie para um amigo

Ouvidoria COPPIR São Vicente
ICMS Dipam