Nome
E-mail
 
Twitter
Movimenta São Vicente
Webmail
Webmail
Município >> Notícias

   
20/9/2013
Campanha de Vacinação Antirrábica em São Vicente termina nesta sexta-feira (20)
 
Posto volante do Centro de Controle de Zoonoses estará no Jardim Rio Negro, Vila Iolanda e Vila Ema

Cães e gatos podem ser vacinados até hoje (20), dentro da campanha de vacinação antirrábica, promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de São Vicente. A campanha, que teve início em 20 de agosto, imunizou mais de 26 mil animais. Nesta sexta-feira o posto volante do CCZ estará no Jardim Rio Negro, Vila Iolanda e Vila Ema.

Durante a iniciativa, postos fixos e um carro do departamento realizaram a vacinação por toda a cidade. Aproximadamente 30 profissionais estiveram envolvidos na imunização dos animais contra a hidrofobia, mais conhecida como raiva. São médicos veterinários e agentes de saúde que trabalham de terça a sexta-feira no Centro de Zoonoses, das 9 às 16 horas.

A vacinação antirrábica é realizada durante todo o ano no CCZ, sendo a estimativa anual de vacinação de aproximadamente 70 mil animais, de acordo com o Instituto Pasteur, fornecedor das doses.

Doença - A raiva, ou hidrofobia, é uma doença transmitida pela saliva de animais carnívoros, geralmente morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue). Nos centros urbanos, os animais mais atingidos são cães e gatos que, se não forem vacinados a tempo, podem também transmitir o vírus a humanos e outros animais, adoecer e até morrer (cerca de 3 a 5 dias após o início dos sintomas). Uma vez mordido, o animal passa pelo período de incubação (15 a 60 dias) e a ser também transmissor da doença (assim que se iniciam os sintomas).

A vacina antirrábica foi desenvolvida no final do século 19 por Pasteur, que testou primeiramente em animais e até que propôs como tratamento a um garoto de 9 anos mordido por um cão. Se não fosse pela vacina de Pasteur, Joseph Meister teria morrido.

CCZ - O Centro de Controle de Zoonoses também trabalha diariamente com a adoção (posse responsável), castração (agendamento realizado 1 vez por mês), consulta veterinária e realiza os serviços de desinsetização e desratização de vias públicas. O CCZ fica na Rua Catalão, 53 – Vila Voturuá. O telefone é 3561-1604.
 
 
Imprimir esta notícia Imprima esta notícia Envie para um amigo Envie para um amigo
 
Voltar
Ouvidoria COPPIR São Vicente
ICMS Dipam
Cadin
Nota Fiscal Eletrônica
Minha Casa. Minha Vida.
ISS online
Secretaria de Educação de São Vicente
Recursos para São Vicente