Prefeitura realiza treinamento para 101 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

Cuidados, humanização e formas de abordagem, principais tópicos abordados na qualificação

Compartilhe!

5 curtiram
Dando continuidade à integração e recepção dos 101 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que foram apresentados neste mês de abril, a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau-SV) realizou nesta terça-feira (30) uma capacitação para todos os agentes atuantes na Cidade, buscando qualificar ainda mais os atendimentos. 
 
O treinamento foi coordenado pela rede de Atenção Primária (DAPS), que promoveu um aulão sobre técnicas e deveres. 
 
O encontro foi ministrado pelo enfermeiro supervisor Carlos Luís, responsável por dar o pontapé inicial à reunião. O profissional abordou as atribuições dos agentes dentro do serviço de saúde e na diretoria, incluindo a importância da humanização com ênfase em acolhimento.
 
Os agentes comunitários de saúde têm em suas competências o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde).
 
Também foram discutidas a abordagem e o direcionamento correto aos usuários dos complexos de saúde, apresentando maneiras apropriadas de sondagem e identificação de problemas. 
 
Em seguida, o psicólogo Natan Medeiros detalhou o funcionamento das Equipes Multidisciplinares (E-Multi), destinadas a apoiar e realizar o acompanhamento de casos específicos dentro das unidades e sobre as diretrizes estabelecidas em conjunto com o SUS. 
 
“Aos novos e antigos integrantes, vocês devem ter a certeza de que somos um time, iremos e devemos trabalhar como um só. Todos reunidos nesse momento vieram para somar, para tornar os atendimentos e mapeamentos dos usuários os mais satisfatórios possíveis”, declara a médica e diretora da Atenção Primária, Paola Canas.
 
Além dos agentes funcionarem como porta de entrada para a procura de atendimentos preventivos e de acompanhamento, eles atuam como peças fundamentais para estabelecer um contato direto e integrado com cada vicentino. 
 
Uma das novas convocadas para a função é Núbia Faro, de 44 anos, que vai exercer a função pela segunda vez. “Eu sempre gostei da área de atuação, principalmente por ter esse contato em trabalhar com pessoas e comunidades. O treinamento foi muito bom, mas tenho certeza que vamos aprender ainda mais no dia a dia, na prática, com todo o apoio da equipe”, declara. 
 
Para a secretária de Saúde Michelle Santos, poder proporcionar conhecimento especializado para impulsionar ainda mais o sucesso nos atendimentos é gratificante. “Conseguimos mais uma conquista. E como sempre, priorizamos o conhecimento para exercer com excelência o cargo que lhes foi concedido.  Fico imensamente feliz de ver rostos novos e conhecidos, vocês que fazem a unidade ser o que são, únicas e com trabalhos de qualidade” disse. 
 


Por Alanis Ribeiro

Álbum de Fotos