Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 16 de abril de 2024.
09/06/2017
História
Dia Nacional do Padre Anchieta é celebrado nesta sexta-feira (9)

Em São Vicente, a tradicional Biquinha preserva a memória do jesuíta


Uma figura muito importante para a história brasileira recebe homenagens em seu dia: Padre José de Anchieta. O jesuíta espanhol nasceu em 19 de março de 1534, na cidade Tenerife, nas Ilhas Canárias. Aos 14 anos, mudou-se para Coimbra, em Portugal, para estudar filosofia no Colégio as Artes e Humanidades. Com menos de 20 anos, aportou em Salvador (BH) com a missão de catequizar os povos indígenas.

Após três meses, partiu para a Capitania de São Vicente, onde conheceu o Padre Manuel da Nóbrega e permaneceu por 12 anos. Aprendeu a língua nativa e produziu a extensa obra “Arte de Gramática da Língua Mais usada na Costa do Brasil”, que incluía poesias, cartas, sermões e peças teatrais religiosas, publicada em Coimbra (1595).

José de Anchieta faleceu em 9 de junho de 1597, na cidade Reritiba (hoje, Pontal de Ubu), situada na capitania do Espírito Santo. Devido aos trabalhos prestados em favor da expansão do cristianismo nas Américas, ficou conhecido como “apóstolo do Novo Mundo” e “curador de almas e corpos”. Em 1980, foi beatificado pelo papa João Paulo II. Segundo os autos, Anchieta havia operado o “milagre” de converter três pessoas ao cristianismo em um mesmo dia.

O Dia Nacional de Anchieta é celebrado em 9 de junho em homenagem à data de morte do padre. A comemoração foi instituída no calendário oficial do País através da lei nº 5.196, de 24 de dezembro de 1966.

Biquinha de Anchieta – A Biquinha de Anchieta é uma opção para os turistas e vicentinos. Lá está localizada a estátua de José de Anchieta, esculpida pelo artista Francisco Telles. É considerado um dos pontos turísticos mais antigos do Brasil, conforme documentos da época da fundação da vila de São Vicente, como sendo anterior a 1532. Em janeiro deste ano, o local passou por uma reocupação. A água é potável aos visitantes e brota do Morro dos Barbosas. A Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) realiza o trabalho de manutenção e limpeza diariamente no local. São feitos de dois a três testes por dia, para manter a qualidade da água. Conforme o resultado, a água da nascente recebe doses de cloro. A Feira de Doces também é muito popular entre os frequentadores.


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite