Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
12/07/2017
Mutirão de limpeza é realizado na Praia de Paranapuã

Codesavi foi responsável pela retirada de tonelada e meia de resíduos

Doze agentes da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) e voluntários realizaram um mutirão de limpeza na Praia de Paranapuã, antiga “Praia das Vacas”, na manhã desta quarta (12).  O volume de resíduos retirado chegou a 1,5 tonelada.

Soldados do 2° Grupo de Artilharia Antiaérea e membros da Fundação Florestal apoiaram a ação. A iniciativa partiu do gestor do Parque Estadual Xixová-Japuí, Alexandre Pereira Corrêa, que assumiu o cargo há uma semana.

Alexandre entrou em contato com a Codesavi e solicitou o serviço. “Com essa ação, vamos evitar que esse lixo volte para o mar, causando um dano ambiental ao ecossistema marinho”. Ele explica que, por ser uma área de acesso limitado, resíduos como garrafas pet chegam à orla pela maré, e não pela ação humana.

Uma vez que o lixo chega à praia, causa danos à restinga, espécie de vegetação distribuída nas regiões litorâneas. O bioma do Parque é composto por ecossistemas marinho, costão rochoso, praia arenosa, mata de restinga, mata de encosta e mata atlântica.

Parceria – De acordo com o presidente da Codesavi, Ricardo Hourneaux de Moura, os funcionários farão a limpeza desta praia uma vez ao mês. Depois, a frequência passará a ser quinzenal. A Codesavi realiza a limpeza das demais praias de São Vicente diariamente, às 6 da manhã.

A Praia de Paranapuã está localizada no Parque Estadual Xixová-Japuí (final da Avenida Saturnino de Brito, Japuí). É aberta à visitação apenas com agendamento pelo email pe.xixovajapui@fflorestal.sp.gov.br ou pelo telefone (13) 3567- 1767, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Os visitantes também podem fazer uma trilha de, aproximadamente 40 minutos, que dá acesso à Praia de Itaquitanduva, bastante utilizada por surfistas pela incidência das ondas. O Parque possui duas trilhas: a Trilha do Curtume (3 km) e a Trilha dos Surfistas (1,2 km). A quilometragem considera o percurso de ida e volta.