Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
29/08/2017
Jori de São Vicente se classifica para os Jogos Estaduais

Além de medalhas e classificação, o Jori também juntou histórias interessantes

São Vicente alcançou um desempenho positivo nos Jogos Regionais dos Idosos (Jori), realizados em Praia Grande. A Cidade obteve a classificação para os jogos estaduais em três modalidades: coreografia, natação e tênis de mesa. No quadro geral, dentre 28 participantes, o Município ficou em décimo lugar na classificação final.

Mais do que resultados e competitividade, o Jori também foi um ótimo lugar para encontrar boas histórias e exemplos de superação, vitalidade e até de amor. Uma delas é a do casal que se conheceu nas aulas de dança de salão em um dos Centros de Convivência (Cecons) do Município, há seis anos. Maria Aparecida Costa e Armando Moscone eram divorciados quando se conheceram. Eles formavam um par nas aulas, o que acabou aproximando-os. “Eu comecei a achá-lo muito gentil”, disse ela.

Mesmo depois de anos juntos, eles ainda comparecem às aulas e o gosto pela dança continua vivo. Eles contam que sempre participam das atividades desenvolvidas por São Vicente para a terceira idade e que a participação nos jogos dos idosos já se tornou tradição. “Aonde o Jori for, a gente vai”, completa Armando.

Maria Aparecida Costa, aliás, não é apenas a musa de Armando. Deficiente visual, foi eleita a Miss Cecon deste ano. “Eu fiquei muito feliz. Não esperava. Queria participar, mas não achava que iria ganhar”. Segundo ela, o marido tem sido um excelente auxiliador no dia a dia. Ele não nega: “É que eu encontrei alguém que realmente me agrada”.

Recomeço – Outro bom exemplo encontrado na delegação vicentina é a da Ana Maria Santos, de 61 anos. Há três anos, ela começou a participar das atividades para a terceira idade no Município. A mudança de vida deu-se após um acidente vascular cerebral (AVC), por orientação do neurologista. “A recomendação do médico foi para que eu buscasse alguma atividade que desenvolvesse não só o físico, mas também que estimulasse a mente”.

Desde então, ela pratica balé, natação, alongamento e dança. Como prêmio, recuperou os movimentos do corpo, a fala, conheceu muitos amigos e encontrou uma nova vontade de viver. Prova de que, mais do que desempenho, os resultados práticos na vida destes atletas vão muito além do que o desempenho nos jogos.