Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
14/09/2017
Nova sede do CRAS já está em funcionamento no Jóquei Clube

Equipamento atenderá na Avenida Senador Salgado Filho

A Prefeitura de São Vicente inaugurou nesta quinta-feira (14), às 9h30, o novo espaço do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jóquei, na Avenida Senador Salgado Filho, 224.

O serviço é a porta de entrada para a rede socioassistencial e responsável por executar os serviços, programas e projetos sociais desenvolvidos pelos governos Federal, Estadual e Municipal.

O espaço recebe pessoas de todas as idades. Profissionais escutam os relatos detalhados sobre cada situação e, de acordo com a necessidade, é feita a oferta de serviços. O objetivo do acolhimento é promover o fortalecimento do vínculo da pessoa com a família e tirá-la da situação de vulnerabilidade.

Segundo a coordenadora da unidade, Lilian Bezerra, a principal busca é pelo auxilio do programa “Bolsa Família”.

A implantação do equipamento no Jóquei aconteceu no final de 2013. Totalmente estruturado, o novo prédio oferece melhores condições, com salas para atendimentos individuais e área de oficinas para a integração com a comunidade. No local, atua uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogas.

A secretária de Assistência Social, professora Lourdinha, comentou sobre a mudança do local para uma casa melhor. “Estamos satisfeitos e felizes em trazer a Unidade Jóquei para este espaço. O local anterior estava bem deteriorado. Agora com este espaço amplo e novo, podemos atender a população dignamente, como deve ser.”

Outro serviço importante é a doação de óculos de grau para pessoas carentes, ação realizada graças à parceria com o Rotary Club. Representante do clube de servir, Marcos Henrique Bento destacou que o projeto já dura 30 anos.

Após oficializar a inauguração, o prefeito Pedro Gouvêa enfatizou mais essa conquista para os vicentinos. “O CRAS é a porta de entrada para o serviço social, e esta unidade do Jóquei tem um belo equipamento, tudo reformado. Nós estamos entregando à população com muita dignidade, ou seja, temos a convicção de que as pessoas que utilizam o CRAS do Jóquei irão fazer um belo uso em virtude de estarmos entregando um equipamento em padrão de excelência.”

Gouvêa também frisou que a meta é aumentar o número de usuários do sistema em virtude da nova estrutura.

Além do CRAS no Jóquei, a Cidade também oferece o serviço no Centro, Vila Margarida, Parque das Bandeiras e Humaitá. No Jóquei, são 7.200 famílias referenciadas, com média mensal de 650 pessoas atendidas.