Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
17/11/2017
Cultura
IHGSV recebe exposição em homenagem ao ex-jogador Pepe


Abertura contou com a presença do próprio “Canhão da Vila” e do príncipe Bertrand de Orleans e Bragança. Visitas até o dia 30


O Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV) guarda muitas histórias. Neste mês, o local vai ser palco da exposição itinerante em homenagem ao ex-jogador do Santos Futebol Clube, José Macia, mais conhecido como Pepe. São diversas peças que integram seu acervo pessoal e o Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro. A abertura contou com a presença do homenageado; do príncipe Bertrand Maria José de Orléans e Bragança; e diversas autoridades.

Pepe destacou a sua ligação com São Vicente, onde morou a partir de 1945, quando tinha 10 anos, até casar-se com dona Lélia Macia, aos 29. Sua vinda à cidade se deu pelo pai espanhol, que comprou uma mercearia. “São Vicente faz parte da minha existência. Eu me sinto em casa. Estou muito feliz com a homenagem”, disse, com brilho nos olhos.

O “Canhão da Vila” destacou que os amigos de infância são vicentinos e que o grupo mantém contato. “A gente se encontra até hoje. Fazemos um bate-papo somente aos domingos”.

Além de Pepe, outra presença ilustre na abertura do evento foi do príncipe Bertrand Orléans e Bragança, anunciado pelo coral do Centro Cultural Português, ao som do Hino Nacional. Ele foi convidado para a cerimônia de abertura porque é torcedor do Santos. Na década de 1950, o pai o levou a uma partida em que Pelé e Pepe jogaram. Desde então, admira o time. Pepe recebeu um certificado e um presente pelas mãos de Bertrand.

“Quando vi Pepe jogar fiquei encantado com a habilidade dele”, recorda-se o príncipe.

“É um grande evento envolvendo uma parceria entre o Instituto Histórico e Geográfico e o Santos. É um reconhecimento da Cidade a um filho ilustre que é o Pepe. Toda a comunidade pode participar. Sem dúvida é um orgulho”, ressalta Fábio Lopes, secretário de cultura.

Matheus Gerlach é fã do esporte e hoje, teve a oportunidade de conhecer pessoalmente um grande ídolo. “Achei muito bacana ver de perto as peças de craques que marcaram história no futebol. Não só do Santos, da Seleção Brasileira, do esporte em geral. Isso tudo é a materialização da paixão pelo futebol”, destaca.

Quem quiser conferir a exposição pode ir até o dia 30 de novembro, de segunda a sábado, das 9 às 17h. A entrada é gratuita. O IHGSV é localizado na Rua Frei Gaspar, 280 – Centro.


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite