Santos - São Paulo - Brasil, 16 de abril de 2024.
17/11/2017
São Vicente comemora o Dia da Bandeira

Evento aconteceu na manhã desta sexta (17) no Morro dos Barbosas

A cidade de São Vicente antecipou a comemoração do Dia da Bandeira (19 de novembro) e realizou na manhã desta sexta-feira (17) a cerimônia de hasteamento do pavilhão situado no Morro dos Barbosas. A solenidade teve início às 9h, com a presença de autoridades civis e militares.

Com 630 metros quadrados, a maior bandeira do Brasil em mastro pesa aproximadamente 110 quilos e, desde que foi hasteada em 22 de fevereiro de 2000, tornou-se uma atração turística na cidade.

Regado de muita emoção do início ao fim, a celebração tinha o objetivo de fortalecer o sentimento de patriotismo nos pequenos vicentinos.

O prefeito Pedro Gouvêa fez uma alusão da bandeira nacional à cidade de São Vicente “Esta bandeira é como a nossa cidade, algumas vezes ela pode passar por problemas e dificuldades, causadas pelo sol, pela chuva e por ventos fortes. Mas nós temos o desafio de cuidar para que ela se mantenha firme e hasteada, então algumas vezes ela passa por reparos, mudanças, mas está sempre de pé e vencendo os obstáculos”.

Ressaltando a importância dos atos de cidadania e civismo, o coronel André Luciano Bittencourt Barbosa afirmou que o hasteamento marca uma meta concretizada. “O Exército e a Prefeitura se uniram desde o início do ano para plantar o sentimento de cidadania e patriotismo nos vicentinos; nada melhor para isso que as crianças, o futuro da nossa Cidade e da Nação!”.

Na cerimônia também estiveram presentes 100 alunos das escolas municipais República de Portugal e Raquel de Castro Ferreira. O evento é realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de São Vicente e o 2º Batalhão de Infantaria Leve (BIL).

Concurso de redação – Além do hasteamento da Bandeira Nacional, a solenidade contou com a premiação dos seis alunos, vencedores do Concurso de Redação do 2º BIL. A secretária de Educação, Eugênia Marcondes, enalteceu a adesão total das escolas municipais, com mais de mil alunos participantes.

Estudantes do 1º ao 6º ano realizaram atividades sobre “Bandeira do Brasil: Símbolo vivo da Pátria”. Estudantes do 1º ao 3º ano fizeram desenho com uma frase e os do 4º ao 6º escreveram uma dissertação. Os melhores trabalhos de cada escola foram direcionados ao Batalhão, passando por uma comissão de três jurados. Os vencedores receberam Diplomas de Honra ao Mérito e troféus.

Aluno do 4º ano, Manoel Soares de Santana afirmou estar “com o coração muito acelerado, emocionado por estar perto dos soldados. Estou feliz por ter sido premiado! Tive a ajuda da minha professora que me deu ótimas aulas de produção de texto.”

Confira o nome de todos os ganhadores:

1º ano: EMEF Prefeito Luiz Beneditino Ferreira

Aluno: Agatha Eduarda Felix Tenório Soares