Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
12/08/2016
Novo comando assume Guarda Civil Municipal

Alteração é em cumprimento da Lei Federal 13.022, de 8 de agosto de 2014

O GCM 1ª Classe Marcelo de Paula Lima assumiu o comando da Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM), esta semana. O subcomando ficou com a então supervisora Andréa Carla Bermudes Duran.

A alteração atende a Lei Federal 13.022, de 8 de agosto de 2014, que dá poder de polícia à corporação e exige que a mesma seja comandada por funcionários de carreira.

O comandante De Paula atuou 14 anos como GCM 1ª Classe e é formado em Gestão de Segurança; instrutor de tiro e armas não letais; e multiplicador de Polícia Comunitária, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Formada em Pedagogia, a subcomandante Andréa foi supervisora da GCM por 22 anos. Ela ainda atuou no Projeto Jovens em Exercício, do Programa de Orientação Municipal (JEPOM), durante sete anos.

GCM – Atualmente, a corporação conta com 203 guardas, sendo 10% do efetivo feminino. A segurança é reforçada com apoio de drone, ônibus e van equipados com câmeras para monitoramento. O patrulhamento também é feito com viaturas que ficam em pontos estratégicos no Município, além de rondas a pé para evitar possíveis furtos.