Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2018.
12/04/2018
No Dia Mundial do Café, árvore chama a atenção no Paço
A tradição de saborear um café é comum em diversas partes do mundo – inclusive o Brasil, maior produtor do planeta. Tanta importância fez com que esta bebida ganhasse uma data própria: o Dia Mundial do Café, celebrado no próximo sábado (14).

Embora São Vicente não tenha plantações, esta referência nacional tem sua representatividade na Primeira Cidade do Brasil: um pé de café com mais de quatro metros, no jardim interno do Paço Municipal. Plantada na década de 1980, a árvore chama a atenção de quem trafega pelo prédio, com seus frutos vermelhos destacando-se em meio aos corredores, dividindo o espaço com outro símbolo tupiniquim: o pau-brasil.

A atendente de educação, Fabiana Pereira, ficou surpresa ao saber que aquele vegetal se tratava de um cafeeiro. “Sempre venho aqui e nunca tinha reparado que era um pé de café”, diverte-se, lembrando que já conhecia o fruto, uma vez que, na infância, uma vizinha sua tinha um arbusto no quintal. Apreciadora da bebida estimulante, ela conta que consome diariamente. “É uma tradição desde criança, quando minha mãe passava o café logo cedo”, recorda.

O comerciante Walter Lopes também desconhecia a presença da árvore tão próxima a ele: “adoro café e de manhã é obrigatório, para acordar”.

Situado nas dependências da Casa do Barão (edifício do século XIX, tombado pelo O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado – Condephaat), o Café do Barão tem frequentadores assíduos, entre eles o professor universitário Roberto Jovino. Ele comparece ao estabelecimento duas vezes por dia, com os amigos. “Temos um grupo no WhatsApp, chamado Barões do Café, para combinar os horários de encontro”. Para o professor, degustar a bebida é o pretexto para encontrar os amigos em um espaço agradável e que conta um pouco a história de São Vicente.

Já a auxiliar administrativa, Valéria Uchoa, que também comparece sempre ao Barão vê no consumo do café uma forma de relaxar e pensar melhor. “É o sabor do Brasil”.

Assista à TV Primeira Ao Vivo

Ouça à Rádio Primeira

Logo prefeitura de São Vicente

© Todos os direitos reservados - Secretaria de Imprensa e Comunicação Social de São Vicente