Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
28/11/2016
Mestrando em Museologia visita acervo de Calixto

Pesquisador esteve no Salão Nobre da Prefeitura, a convite da Secult

“Existem duas pinturas com o título Fundação de São Vicente, de Benedito Calixto. Uma, em grande tamanho, pertence ao acervo do Museu do Ipiranga, desde 1900; a outra, em menor escala, está em São Vicente”, explica o historiador e mestrando em Museologia (PPGIMUS/USP, FAPESP) Eduardo Polidori, que recentemente visitou o acervo de obras de Calixto, expostas no Salão Nobre da Prefeitura.

Polidori foi recepcionado pelo secretário da Cultura de São Vicente, Amauri Alves. O mestrando desenvolve trabalho de pesquisa sobre a tela que faz menção à fundação da Vila de São Vicente. Segundo ele, as duas telas representam o desembarque de Martim Afonso de Souza e os primeiros contatos com João Ramalho, Tibiriçá e outras personagens históricas”.

História – Benedito Calixto, além de pintor, era um conhecedor erudito da história do Litoral Paulista; a Prefeitura de São Vicente dispõe de um acervo importante da obra do pintor.

Em sua pesquisa de Mestrado – ainda em fase inicial – Eduardo Polidori defende a pintura como uma construção intelectual, mobilizada ao longo dos anos nas diversas exposições do Museu do Ipiranga, além de seu uso como “ilustração didática” da História do Brasil colonial. Contatos com o pesquisador podem ser feitos por e-mail eduardo.polidori@gmail.com