Santos - São Paulo - Brasil, 17 de outubro de 2018.
08/08/2018
Jornal feito por estudantes do Humaitá aborda cotidiano escolar e do bairro
Alunos da EMEF Caic Ayrton Senna da Silva desenvolveram ‘O Caicano’

O dia a dia da escola e do bairro é a pauta do “O Caicano”, jornal elaborado por alunos da EMEF Caic Ayrton Senna da Silva, que fica no Humaitá, Área Continental de São Vicente. O projeto teve início no primeiro semestre, nas aulas de Língua Portuguesa, e envolve, além das técnicas narrativas, a produção de material audiovisual. O trabalho é realizado em conjunto e remete ao ambiente jornalístico. Nesta terça-feira (7), os estudantes visitaram o Paço Municipal e entrevistaram o prefeito Pedro Gouvêa.

“É uma honra receber os alunos do Caic e conhecer os projetos de comunicação desenvolvido dentro das escolas. A ideia é ampliar ainda mais. Me alegra ver os jovens estimulados pelos educadores em iniciativas como essa que, de alguma maneira, podem auxiliá-los na escolha de uma profissão”, ressaltou o prefeito.  Durante a visita ao Paço, os estudantes conheceram os departamentos da Prefeitura, entre eles o de Comunicação, onde puderam saber um pouco do trabalho desenvolvido por jornalistas, fotógrafos e publicitários.

O chefe do Executivo recebeu os estudantes em seu gabinete. O grupo fez perguntas sobre vários temas, entre eles saúde e a manutenção de vias do bairro. O material será utilizado na próxima edição do “O Caicano”, que é impresso mensalmente em folhas de papel sulfite. Os pequenos jornalistas também gravaram vídeos que, após edição, serão divulgados na página do projeto no Youtube.

Projeto - “O jornal fala do cotidiano do bairro e da escola. A gente produz vídeo. Sou o responsável pela edição. Estou gostando da experiência”, disse Arthur Gonçalves, de 15 anos, aluno do 9º ano. Ele exerce a função de editor no projeto e já faz planos para se tornar um profissional do audiovisual.

“O Caicano” tem diversas editorias, mas é da Política que a estudante do 5º ano Vitória Castro, de 11 anos, gosta mais: “Quando a professora deu a ideia gostei muito. Faço parte da editoria de Política. A turma é dividida para trabalhar os temas. Nós também produzimos vídeo para o nosso canal no Youtube. Eu tinha a ideia de ser delegada, mas agora, em contato com o projeto, mudei de ideia e pretendo ser jornalista”.

A ideia do jornal nasceu no início do ano letivo, nas aulas da professora de Língua Portuguesa Leila Fernandes. “Pela base curricular temos que trabalhar o gênero reportagem e as diversas narrativas. Como já havia feito o projeto em outra escola, decidi desenvolver com eles também. Os alunos gostaram e formaram o jornal. Eles fazem reunião de pauta e o jornal é produzido mensalmente com entrevistas e temas que eles escolhem”, destacou a docente.

Grêmios – Mas não é apenas a EMEF Caic Ayrton Senna da Silva que tem seu próprio jornal. Outras unidades municipais também desenvolvem projeto semelhante, como a EMEF Laura Filgueiras. As iniciativas foram identificadas durante o processo de formação dos grêmios estudantis desenvolvido em 20 escolas.

“O projeto é de visitação a Prefeitura desenvolvido junto aos grêmios estudantis. Durante a visitação às escolas identificamos esses projetos. A ideia é ampliar e formar uma publicação coletiva feita por esses estudantes”, destacou Renata Barbosa, assessora Pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc).

ACESSO RÁPIDO

Todos os Direitos reservados - Secretaria de Imprensa e Comunicação Social de São Vicente | Acesse Webmail | Troca de senha Webmail