Santos - São Paulo - Brasil, 14 de agosto de 2018.
10/08/2018
Abrigo de crianças e adolescentes ganha espaço amplo em São Vicente
Nova casa conta com infraestrutura igual a de um lar

“Queremos que essas crianças e adolescentes se sintam como se estivessem no próprio lar com sua família. Aqui é a casa deles. Não é da Prefeitura”. A frase é da secretária de Assistência Social de São Vicente, professora Lurdinha, ao ressaltar a importância do novo espaço da Casa Arco-Íris, que abriga crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na Cidade.

As novas instalações foram entregues na manhã desta sexta-feira (10). A casa conta com espaço amplo, quartos feminino e masculino, banheiros adaptados, copa, cozinha, sala de estar, brinquedoteca e biblioteca. “Tudo para atender da melhor forma e com dignidade os acolhidos”, destacou a psicóloga Melissa Piasecki.

Patricia Laranja, diretora do setor de Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social (Seas), explicou que o serviço atende crianças de zero a 17 anos e 11 meses: “Antes de vir para cá, eles são atendidos na Casa de Passagem onde ficam por três meses para avaliação e estudo do caso. Após esse período, se for necessário, eles são encaminhados para a Casa Arco-Íris, onde podem ficar por até dois anos”.

No Arco-Íris, os técnicos avaliam a cada seis meses se o menor atendido tem condição de retornar à família de origem, se deve permanecer no abrigo ou ser encaminhado para adoção. “O acolhimento é sempre o último recurso. Realizamos o fortalecimento das famílias. Só vem para cá os casos extremos”, ressaltou Patricia.

Na casa, os acolhidos recebem cinco refeições diárias, são inseridos em projetos destinados ao mercado de trabalho e também participam de atividades externas de lazer.

ACESSO RÁPIDO

Todos os Direitos reservados - Secretaria de Imprensa e Comunicação Social de São Vicente | Acesse Webmail | Troca de senha Webmail