Santos - São Paulo - Brasil, 16 de dezembro de 2018.
11/10/2018
Alunos de São Vicente participam da “Olimpíada do Conhecimento”
Evento realizado na quarta-feira (10), em Praia Grande contou com escolas dos noves municípios da Baixada Santista

Eles tentaram, mas infelizmente não trouxeram o título para São Vicente. Três estudantes da EMEF Professor Constante Luciano Clemente Houlmont (Avenida Antônio Emmerich, 504 – Vila Cascatinha), Marcus Liborio Menik, Franklin Barcelos Prado e Raquel Freitas, do 5º ano do Ensino Fundamental foram os escolhidos para representar a Cidade na “Olimpíada do Conhecimento em Desastres Naturais”.

O evento aconteceu na Praia Grande, no Auditório “Jornalista Roberto Marinho” (Rua José Borges Neto, 50 – Nova Mirim) e buscou divulgar entre os alunos da Região Metropolitana da Baixada Santista, informações sobre ações preventivas em desastres naturais e áreas de risco. Cada escola de um município da Baixada, participou com uma equipe de três alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A Olimpíada também fez alusão ao Dia Internacional de Redução de Desastres Naturais, celebrado em 10 de outubro.

A competição começou com perguntas de múltipla escolha. Em seguida, foi feita uma gincana com a participação da plateia e eram trazidos até o palco, objetos pedidos no telão. Teve também uma disputa de forca e um simulado com perguntas onde as equipes precisavam responder sem a ajuda de alternativas.

Entre os destaques, escolas de Praia Grande, Guarujá e Peruíbe que conseguiram as melhores colocações. O prêmio foi um tablet para cada unidade de ensino. Os alunos também receberam certificados pela participação.

A professora Vicentina Adriana Gonçalves Diniz, destaca a participação dos alunos. “Foi muito importante as crianças estarem nesse evento, porque desta forma, elas adquirem conhecimento e ficam preparadas em caso de algum desastre natural”.

Já a coordenadora da Defesa Civil de São Vicente, Maria Rita Barros Leite de Moraes, explica que o objetivo é conscientizar os estudantes para que eles possam passar as informações obtidas para amigos e familiares. “Fazemos o trabalho de prevenção, alertando as crianças sobre diversos assuntos como escorregamentos, alagamentos, enchentes, inundações e raios. Com esta conscientização, esperamos que haja prevenção dos acidentes que acontecem não só no nosso Município, mas em toda a Baixada Santista”.

Para o estudante Franklin Barcelos, o principal foi competir. “Achei que foi divertido, pelo menos tentamos. Agora fica para próxima”.

A Olimpíada foi realizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em parceria com as Comissões Municipais de Proteção e Defesa Civil (Comdepc) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

ACESSO RÁPIDO

Todos os Direitos reservados - Secretaria de Imprensa e Comunicação Social de São Vicente | Acesse Webmail | Troca de senha Webmail