Santos - São Paulo - Brasil, 17 de outubro de 2018.
11/10/2018
Titulares e suplentes tomam posse no CMDCA de São Vicente
Ao todo, são 52 representantes de secretaria municipais e entidades

Representantes do governo e da sociedade civil tomaram posse esta semana para atuar no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).  A solenidade se deu na terça-feira (09), no Salão nobre da Prefeitura de São Vicente. Os novos membros ficaram a par do Plano de Aplicação de Recursos. No total, 52 pessoas tomaram posse, sendo 26 titulares e 26 suplentes, para compor as cinco comissões atuantes na gestão de 2018 a 2020.

Integrante do CMDCA, a secretária de Assistência Social, professora Lurdinha, destacou que os conselhos municipais são o braço direito para ligar governo e sociedade, pois precisamos praticar e atuar de fato. “Essa parceria é muito importante para tirar a criança e o adolescente da situação de vulnerabilidade e gerar oportunidades para a nossa juventude”.

A presidente do Conselho, Nayene do Carmo, aproveitou o momento para ressaltar a importância do comprometimento nas atividades ao longo do mandato. “O momento da posse é importante, mas quero reforçar a importância da participação de todos os membros nas atividades ao longo desses dois anos de mandato, porque são eles os responsáveis por levar as propostas para a plenária. No mais, espero que o Conselho passe por grandes mudanças e que tenha bons resultados”.

As mudanças no conselho já estão acontecendo. Uma novidade é o Grupo Especial de Trabalho de Colaboradores (GETEC), órgão voluntário composto por ex-membros do CMDCA, formado por aqueles com vontade de participar das reuniões, mesmo sem cargo.

Funcionamento - O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza reuniões ordinárias sempre na primeira quinta-feira do mês, às 14h, na Rua José Bonifacio, 404, 8° andar. As comissões são responsáveis pela consulta de propostas de munícipes e conselheiros. Os representantes têm como dever estudar e analisar o material, para apresentar à plenária, aberta ao público, que decide se o projeto será aprovado ou não.

Cada comissão é formada por quatro representantes (dois da sociedade civil e dois do governo), sendo a comissão de legislação, de finanças, de análise de documentos para registro, de articulação para políticas públicas e a comissão de avaliação de projetos para financiamento e certificação. Existe também a mesa diretora, composta pela presidente, vice-presidente, tesoureira e uma secretaria municipal.

O apoio a projetos para entidades não governamentais, a realização de eventos informativos sobre o tema da infância e juventude, entre outras ações que fortaleçam o CMDCA, estão previstos no Plano de Aplicação de Recursos.
Confira as comissões do Conselho:
  1. Representantes de órgãos governamentais
  1. Representantes de entidades sociais de atendimento e defesa da criança e do adolescente
  1. Representantes de organização do movimento popular
  1. Representantes de organizações dos sindicatos patronais
  1. Representantes de organização sindical de trabalhadores com sede em São Vicente
  1. Representante de organizações estudantis
  1.  Representante de Clube de Servir
  1.   Representantes de entidades de aprendizagem profissional
  1.   Representantes dos conselhos profissionais ou entidades de classe
  1.  Representante da associação de pais e mestres

ACESSO RÁPIDO