Santos - São Paulo - Brasil, 20 de junho de 2019.
07/02/2019
Audiência Pública discute reformulação do sistema de transporte
Assembléia aberta ao público demonstrará possíveis melhorias

A partir das 17h30 de próxima segunda-feira (11), acontece a audiência pública sobre o futuro do Serviço de Transporte Coletivo Público, na Escola Municipal Francisco Martins dos Santos (R. Dr. Donald Alexandre Kealman, 255 – Jardim Rio Branco).

O encontro aberto à população visa apresentar o novo projeto básico do sistema de coletivos do município.

A reformulação contou com uma vasta pesquisa sobre o sistema de mobilidade da Cidade e as necessidades dos munícipes. Fluxo de veículos, tarifas, características das frotas, linhas noturnas e horário operacional estão entre os tópicos que serão discutidos e expostos na reunião.

As informações referentes a pesquisas realizadas na região e o novo plano já estão disponíveis para consulta nos seguintes links: http://www.saovicente.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=4683http://www.saovicente.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=4681

A realização de audiências públicas visa garantir que os representantes da sociedade vicentina conheçam o projeto. A próxima etapa é a licitação pública, definindo a empresa que gerenciará todo o sistema de transporte vicentino, conforme prevê o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Estudo apresentado – A modernização do transporte municipal teve início em 2018. Em 30 de novembro, o prefeito Pedro Gouvêa anunciou a conclusão da proposta da nova Rede de Transporte Público por Ônibus do Município, para operar a partir de 2019.

Entre as metas definidas pelo estudo, elaborado por técnicos da Fênix Engenharia e Construções Ltda, estão a adequação de todo o transporte municipal às necessidades de pessoas com deficiência e idosos; integração física, operacional e tarifária do serviço, inclusive com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT); atendimento a bairros e localidades ainda desassistidos; aproveitamento parcial dos atuais itinerários; serviço noturno (Corujão), com duas linhas na Área Insular e duas na Área Continental; horários estendidos à noite e finais de semana; sistema totalmente interligado ao Terminal Urbano e Rodoviário de São Vicente (Avenida Capitão Antônio Luís Pimenta, 130 – Parque Bitaru); e reorganização do fluxo de ônibus no Centro, garantindo maior fluidez ao trânsito na área.

Na apresentação das propostas, feita por representantes da Fênix, também foi confirmado que a partir da implantação do novo sistema todos os ônibus que vão atender ao transporte municipal vicentino terão de estar capacitados com sistema de ar-condicionado. Este benefício, voltado à qualidade do atendimento prestado ao usuário, será adequado gradativamente, começando por 25% da frota e aumentando ao longo do tempo, no prazo de quatro anos, até chegar aos 100%.

A elaboração do estudo acompanha o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pela Prefeitura e pelo Ministério Público, para que a Cidade tenha o seu transporte municipal atuando por meio de licitação pública.

Elaborado pela Fênix, empresa com sede em Taubaté, o estudo priorizou a participação de profissionais vicentinos das áreas de Economia, Engenharia e Estatística, além de alunos-estagiários oriundos de Universidades da região. Isso possibilitou um entendimento ainda mais amplo das necessidades e do que a população espera em termos de melhorias.

Foram 60 dias de pesquisas, avaliações e levantamentos, que resultaram em uma proposta futurista e voltada prioritariamente à garantia da melhor mobilidade em São Vicente. Pelo estudo, inclusive, chegou-se à constatação de que serão necessários 61 ônibus básicos operando na Área Continental e 168 micro-ônibus, operando na Área Insular, totalizando 229 veículos. Ainda, a proposta é de que outros 16 veículos fiquem na reserva, o que daria um total de 245 carros em toda a frota responsável por atender o Município, que tem demanda mensal estimada em 2.474.697 passageiros.

Todos os Direitos reservados - Secretaria de Imprensa e Comunicação Social de São Vicente | Acesse Webmail | Trocar Senha