Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 20 de junho de 2019.
07/02/2019
Notícias
Audiência Pública discute reformulação do sistema de transporte
Assembléia aberta ao público demonstrará possíveis melhorias
 
A partir das 17h30 de próxima segunda-feira (11), acontece a audiência pública sobre o futuro do Serviço de Transporte Coletivo Público, na Escola Municipal Francisco Martins dos Santos (R. Dr. Donald Alexandre Kealman, 255 – Jardim Rio Branco).

O encontro aberto à população visa apresentar o novo projeto básico do sistema de coletivos do município.

A reformulação contou com uma vasta pesquisa sobre o sistema de mobilidade da Cidade e as necessidades dos munícipes. Fluxo de veículos, tarifas, características das frotas, linhas noturnas e horário operacional estão entre os tópicos que serão discutidos e expostos na reunião.

As informações referentes a pesquisas realizadas na região e o novo plano já estão disponíveis para consulta nos seguintes links: http://www.saovicente.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=4683http://www.saovicente.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=4681

A realização de audiências públicas visa garantir que os representantes da sociedade vicentina conheçam o projeto. A próxima etapa é a licitação pública, definindo a empresa que gerenciará todo o sistema de transporte vicentino, conforme prevê o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
 
Estudo apresentado – A modernização do transporte municipal teve início em 2018. Em 30 de novembro, o prefeito Pedro Gouvêa anunciou a conclusão da proposta da nova Rede de Transporte Público por Ônibus do Município, para operar a partir de 2019.

Entre as metas definidas pelo estudo, elaborado por técnicos da Fênix Engenharia e Construções Ltda, estão a adequação de todo o transporte municipal às necessidades de pessoas com deficiência e idosos; integração física, operacional e tarifária do serviço, inclusive com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT); atendimento a bairros e localidades ainda desassistidos; aproveitamento parcial dos atuais itinerários; serviço noturno (Corujão), com duas linhas na Área Insular e duas na Área Continental; horários estendidos à noite e finais de semana; sistema totalmente interligado ao Terminal Urbano e Rodoviário de São Vicente (Avenida Capitão Antônio Luís Pimenta, 130 – Parque Bitaru); e reorganização do fluxo de ônibus no Centro, garantindo maior fluidez ao trânsito na área.

Na apresentação das propostas, feita por representantes da Fênix, também foi confirmado que a partir da implantação do novo sistema todos os ônibus que vão atender ao transporte municipal vicentino terão de estar capacitados com sistema de ar-condicionado. Este benefício, voltado à qualidade do atendimento prestado ao usuário, será adequado gradativamente, começando por 25% da frota e aumentando ao longo do tempo, no prazo de quatro anos, até chegar aos 100%.

A elaboração do estudo acompanha o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pela Prefeitura e pelo Ministério Público, para que a Cidade tenha o seu transporte municipal atuando por meio de licitação pública.

Elaborado pela Fênix, empresa com sede em Taubaté, o estudo priorizou a participação de profissionais vicentinos das áreas de Economia, Engenharia e Estatística, além de alunos-estagiários oriundos de Universidades da região. Isso possibilitou um entendimento ainda mais amplo das necessidades e do que a população espera em termos de melhorias.
 
Foram 60 dias de pesquisas, avaliações e levantamentos, que resultaram em uma proposta futurista e voltada prioritariamente à garantia da melhor mobilidade em São Vicente. Pelo estudo, inclusive, chegou-se à constatação de que serão necessários 61 ônibus básicos operando na Área Continental e 168 micro-ônibus, operando na Área Insular, totalizando 229 veículos. Ainda, a proposta é de que outros 16 veículos fiquem na reserva, o que daria um total de 245 carros em toda a frota responsável por atender o Município, que tem demanda mensal estimada em 2.474.697 passageiros.



Atalhos da página

Prefeitura de Sâo Vicente

Quem curte

Prefeitura de Sâo Vicente

Siga no Instagram

Prefeitura de Sâo Vicente

Siga no Twitter





Todos os Direitos reservados - Secretaria de Imprensa e Comunicação Social de São Vicente | Acesse Webmail | Trocar Senha
Rede Corporativa e-Solution Backsite