Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
29/11/2016
Saúde
Campanha Fique Sabendo 2016 conscientiza munícipes


Serão feitos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C até quinta (1º)


São Vicente participa da Campanha Estadual Fique Sabendo 2016 para diagnóstico precoce de HIV, sífilis e hepatites. A mobilização acontece até esta quinta-feira (1º). Os munícipes poderão realizar testes rápidos no Centro de Testagem e Aconselhamento Betinho – CTA (Rua 13 de maio, 64 – Centro) e nas Praças Barão do Rio Branco ou Coronel José Lopes, no Centro.

Quem quiser fazer o teste no CTA deve comparecer das 8h30 às 12h e das 13 às 15h30. É necessário levar um documento com foto e não é preciso estar em jejum. O CTA ressalta que, independente da Campanha, as Unidades Básicas de Saúde fazem os exames de HIV e sífilis em sua rotina, com pedido médico.

Em parceria com o Consultório na Rua e a ONG GAPA Santos, também haverá mobilização nas Praças Barão do Rio Branco ou Coronel José Lopes alternadamente. Será feito teste de fluido oral para HIV nesta quarta (30) e quinta (1º), das 9 às 12h e das 13 às 16h. Já o Centro de Atenção Psicossocial AD (CAPS), oferecerá aos pacientes dos grupos de acolhimento do serviço os exames rápidos de HIV e sífilis nesta terça (29) e quarta (30).

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado nesta quinta (1º), haverá atividades de conscientização na  Praça Barão do Rio Branco, com barraca ou trailer do programa DST/Aids. O horário será das 9 às 16h, com teste de fluido oral para HIV feito pela ONG GAPA. Na ocasião, será divulgada a testagem para HIV, sífilis, hepatite B e C e os munícipes serão encaminhados ao CTA, caso queiram realizar os exames.

Campanha – A iniciativa tem como propósito ampliar a testagem do HIV e sífilis na população geral e, principalmente, na de maior vulnerabilidade. Também busca atingir pessoas que nunca fizeram os exames. O diagnóstico precoce do HIV, agiliza o tratamento e diminui a morbidade e mortalidade. No caso da sífilis, evita complicações de saúde, como a sífilis congênita e o aumento da chance de transmissão do HIV.


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite