Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
16/01/2017
Varal Literário mobiliza pessoas em situação de rua

Encerramento da oficina da Secretaria de Assistência Social (Seas) foi no Centro Pop

A oficina/projeto varal literário mobilizou cerca de 100 pessoas em situação de rua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Centro Pop), em São Vicente. O encerramento com exposição dos trabalhos aconteceu nesta sexta-feira (2). A oficina teve coordenação da arte-educadora Gigi Fernandes, contratada pela Secretaria de Assistência Social (Seas).

A ação ocorreu duas vezes por semana desde agosto. O objetivo foi conhecer as diferentes histórias de pessoas em situação de rua. Os envolvidos puderam escrever textos e poesias, além de produzir desenhos que retratassem a vida deles. “Foi muito rico esse convívio, essa troca de experiência”, conta Gigi.

O projeto teve o acompanhamento da coordenadora do Centro Pop, Helena dos Santos Martins, e um dos membros do Conselho Municipal de Assistência Social, João Roberto. Eles ressaltaram a importância dos serviços do Centro Pop e melhorias nas políticas públicas para as pessoas em situação de rua.

“É uma questão de ajudar pessoas e resgatá-las para ser inseridas na sociedade”, acredita a arte-educadora, que também é vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura. Ela resolveu envolver a literatura no projeto, principalmente por já participar de atividades literárias, como saraus.