Santos - São Paulo - Brasil, 18 de julho de 2019.
19/06/2019
Brincadeiras, comidas típicas e quadrilha marcam Arraiá do Numma
Evento junino aconteceu nesta quarta-feira (19)

O clima junino tomou conta da EMEF Ana Lucia Almeida de Oliveira – Numaa (Núcleo Municipal de Atendimento ao Autista), na Cidade Náutica. Durante a tarde de quarta-feira (19), os alunos participaram de um divertido arraiá, junto a seus educadores e familiares. Foi um dia diferente, com comidas típicas, brincadeiras e muita dança.

“É um evento que a ‘família Numma’ aguarda durante todo o ano. Todos ficam muito animados com o arraial. Principalmente os alunos, que se divertem bastante junto com suas famílias e professores. É sempre um momento de muita alegria”, declara a diretora da escola, Bernadete Barbosa.

Para a professora responsável pela quadrilha, Carolina Costa, que ministra a Oficina de Música e Movimentos, a festa junina é muito importante para o desenvolvimento dos estudantes. “Conseguir integrar todos nas atividades da escola, fortalecendo o convívio dos alunos e dos familiares, é fundamental”, afirma.

“Nosso desejo é que eles sejam felizes aqui. Que o arraiá seja uma tarde com atividades diferentes para que fujam do nosso cotidiano”, almejou Carolina. A educadora conta que os alunos gostam muito de dançar e que, por a escola ser “a casa deles”, um ambiente com o qual estão acostumados, todos se divertem muito e conseguem ter experiências que só uma festa junina pode proporcionar.

Com o intuito de promover uma maior integração, as professoras também vestiram suas blusas xadrezes e vestidos de chita. “É um padrão nosso. A gente sempre procura estar junto com os alunos, para que eles se sintam como nós. Então estamos sempre vestidos e caracterizados de acordo com as festas promovemos”, explica.

Os pais, que foram prestigiar as apresentações de dança de seus filhos, mostraram-se animados. “A gente adora a festa junina daqui, é maravilhosa. Viemos todos os anos, participamos das danças e das brincadeiras”, afirma a autônoma Eliane Garcia, mãe da Bruna Garcia, que tem 16 anos e está no EMEF Ana Lucia Almeida de Oliveira há 11 anos.

“Por eles serem crianças especiais, a participação das mães nessas festas é muito importante. Nossos filhos ficam mais seguros com a gente ao lado, é maravilhoso. É muito bom ver eles se divertirem com a gente”, complementa Eliane.

Daniela Carvalho, dona de casa, é mãe do Emerson Victor Carvalho, que tem 18 anos e frequenta a unidade desde 1 ano de idade. Seu filho ama dançar, e é isso que Daniela mais ama prestigiar durante as festas juninas. “É muito importante, como mãe, participar aqui com meu filho. São atividades diferentes que ajudam muito no desenvolvimento dele”.

Neste dia celebrando o São João, as brincadeiras escolhidas para aproveitar com a comunidade foram pescaria e frango na panela.         Dentre as comidas típicas, estavam à venda bolos, paçocas, pastéis e diversos outros doces e salgados. Foram os professores e funcionários que se mobilizaram para trazerem as comidas. O dinheiro das vendas será revertido para a APM, com o objetivo de montar um parquinho adaptado para os alunos.

A escola também estava decorada com desenhos, pinturas e colagens produzidas pelos próprios alunos. Durante o ano, são trabalhados temas dentro da grade curricular. Este mês foi trabalhado, durante as aulas, o tema da festa junina. Em agosto, por exemplo, o tema será Folclore.

Numaa – Situado na Rua João Franscisco Bensdorp, 201 (Náutica III), o Núcleo de Atendimento atende cerca de 160 alunos, de 6 a 18 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, deficiências intelectuais e cadeirantes, além de portadores de outras síndromes.

Todos os Direitos reservados - Secretaria de Imprensa e Comunicação Social de São Vicente | Acesse Webmail | Trocar Senha