Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
16/12/2016
SEMINÁRIO ENCERRA ATIVIDADES DE 2016 DO PNAIC

Professoras escolas municipais participaram dos encontros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Compartilhar práticas pedagógicas de sucesso e observar defasagens no processo de aprendizagem. Este foi o olhar proposto no encontro de encerramento de 2016 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com participação de 240 professoras e coordenadores pedagógicos de 32 escolas municipais de São Vicente, em reuniões realizadas nesta quinta (15) e sexta-feira (16) no Centro de Capacitação de Professores – Cecap (Centro).

Durante o evento, foi promovido o IV Seminário Municipal PNAIC em Ação 2016, com apresentação e análise dos dados da Análise Nacional de Avaliação (ANA) nos anos de 2013 e 2014.

“O objetivo é despertar o professor para as práticas realizadas e, por meio da reflexão, superar defasagens na proficiência das áreas de Matemática, Leitura e Escrita, visando a garantir os direitos educacionais”, analisa a coordenadora local, professora Ana Cristina Homsi.

As ações do PNAIC em São Vicente foram desenvolvidas pelas orientadoras de estudo Elizabeth Pires, Paula Massae, Marina Reis, Catia Cristina Pinheiro, Ângela Silveira, Raquel Vieira Simões, Elen Primo e Adriana Nunes.

PNAIC – é um compromisso formal, assumido pelas esferas federal, estadual e municipal, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental, tendo as instituições de ensino superior como parceiras no desenvolvimento da formação continuada de professores.

Em 2016, três eixos integraram o desenvolvimento do trabalho pedagógico: fortalecimento das estruturas estaduais e regionais de gestão do programa, o monitoramento da execução e a avaliação periódica dos alunos.
A formação de professores, desenvolvida em parceria com as secretarias de educação e governos municipais, visa a aprendizagem de alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e daqueles com alfabetização incompleta e letramento insuficiente.