Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
24/11/2016
Alunos encerram ano letivo com apresentação teatral

Projeto Rosa dos Ventos diminuiu déficit de aprendizagem na EMEEF Jorge Bierrenbach

Após um ano de muita dedicação, 70 alunos da EMEF Jorge Bierrenbach Senra (Rua Luís Ferreira Morgado, 1.783 – Jardim Rio Branco) realizam nesta sexta-feira (25) apresentação teatral que encerra o ciclo de atividades do projeto Rosa dos Ventos. As sessões são internas e acontecem às 8 e 12h.
A peça “O Reino Adormecido” é baseada na obra de Leo Cunha. A história é sobre o Rei Soberano, que determina ao povo do Reino Alegre vestir apenas roupas pretas, em sinal de luto pela morte de sua filha, a linda princesa Clarice.
            A apresentação marca o encerramento de uma série de atividades promovidas desde maio com estudantes de 4º a 6º ano, visando a prevenção e remediação de problemas de aprendizagem relacionados à alfabetização (escrita, leitura e oralidade) e matemática. “Nesta etapa final, uma das alunas destacou que a turma fez tudo com muita paixão. Lindo de se ver tanta motivação”, afirma a professora Dani R’osa, que desenvolveu o projeto.
            Concomitantemente ao conteúdo do ensino regular, foram promovidas dinâmicas, conversas informais, contação de histórias e utilização de cruzadinhas, adivinhas, stop, caça-palavras, ditado mudo, fichas com as dificuldades ortográficas, produção textual, entre demais estratégias desafiadoras a serem superadas pelas crianças.
            Diagnóstico – O déficit de aprendizagem foi percebido no primeiro Conselho de Classe do ano, quando se verificou notas abaixo da média e a necessidade de intervenções dos professores nas classes regulares. Como a alfabetização é um requisito básico para se dar prosseguimento aos conteúdos previstos para cada ano de escolaridade, traçou-se um plano de ações para atender ao grupo e foram estipuladas etapas com metas a serem atingidas por eles.
O trabalho também foi realizado com alunos do 3º ano da EMEIEF Vila Ema, com a culminância no primeiro semestre de um jogral com os versos do livro Euzinha, do Instituto DPaschoal, e um vídeo com fotos, para os pais, as mães e responsáveis.
FESTA DO LIVRO – Além da apresentação teatral, a Festa do Livro da EMEF Jorge Bierrenbach Senra contará com exposição de trabalhos produzidos por todos os alunos da unidade, como livros e cartazes. O evento é aberto aos pais e responsáveis a partir das 9h (manhã) e 13h (tarde).