Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 17 de setembro de 2019.
14/09/2016
Educação
Criatividade e talento na etapa final da mostra Ecoviver


Peças teatrais apresentadas coroaram ciclo de atividades realizadas por alunos do Cecof no decorrer do ano


Crianças de cinco Centros de Convivência e Formação (Cecof) levaram para o palco temas como sustentabilidade, amizade e respeito, na etapa final da Mostra Ecoviver. Baseadas em situações do nosso cotidiano, as peças contaram com criatividade e muito talento. As apresentações foram no palco do Clube de Regata Tumiaru (Centro) nesta terça-feira (13).

As unidades finalistas (Gleba, Parque São Vicente I, Jóquei, Pompeba e Humaitá) alcançaram o objetivo de proporcionar a transformação por meio da arte, despertando um novo olhar acerca da realidade local e das questões urgentes da atualidade, coroando um ano inteiro de dedicação dos alunos do Centro de Convivência e Formação (Cecof).

Na primeira montagem, intitulada “Cecof Gleba em um mundo sustentável”, personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo mostraram a importância de preservar a natureza. Pedrinho foi orientado a não caçar passarinhos com seu estilingue, enquanto Narizinho prometeu cuidar do meio ambiente com seus amigos. Como reconhecimento pelo esforço, fadas realizaram o desejo da menina e deram vida à boneca Emília.

“Sapo Amigo do Homem” foi a peça do Cecof Parque I. Os personagens Zezinho e Mariazinha aprenderam com um sapo que a emissão de poluentes e destruição das matas causam prejuízos não apenas para os animais, mas também para o próprio homem. As crianças também aprenderam sobre o equilíbrio da natureza e a importância da cadeia alimentar.

O Cecof Jóquei levou à platéia “Era uma vez… uma árvore” (adaptação do vídeo “A árvore generosa”), tendo como protagonista uma árvore que assiste ao bairro em seu entorno se modificar com o passar das décadas: praças dando lugar a prédios, áreas de lazer se transformando em ruas asfaltadas, crianças brincando menos e adultos preocupados só em ganhar dinheiro… A narrativa faz refletir sobre o preço que pagamos com o progresso.

Com a peça “Diferença não é defeito”, o Cecof Humaitá retratou situações de conflito no ambiente familiar e na escola, deixando a lição de que caráter, respeito e educação são valores mais importantes que o preconceito pela aparência, cor de pele, idade ou classe social. O grupo encerrou a montagem com uma bela performance de hip-hop.

A quinta apresentação, “Juntos salvaremos o mundo”, da unidade Pompeba, levou para o palco personagens com a Princesa Ariel, os peixinhos Nemo e Dory, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho, que se unem para limpar rios, mares e florestas, numa demonstração de que juntos é possível salvar o mundo da poluição.  A peça destaca a importância dos três “R” para combater a poluição: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Os apresentadores da Mostra, Marcos e Richard, encerraram o evento, interpretando a peça “A Fantástica bicicleta de Anton”, sobre um inventor que cria uma bicicleta voadora feita de materiais reutilizados e energia não poluente.

Aberta ao público, a Mostra Ecoviver é uma promoção da concessionária Ecovias em parceria com a Prefeitura de São Vicente, mobilizando todas as unidades do Cecof. O projeto tem como foco principal a sustentabilidade, evidenciando como é possível trabalhar o meio em que vivemos na forma de expressões artísticas – especialmente, as artes cênicas.

São Vicente participou pelo sexto ano da proposta, que surgiu em 2006. Professores, alunos e comunidade de municípios de três Estados – Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo – promovem atividades culturais, como oficinas e mostras artísticas, que levam à reflexão, senso crítico e mudança de comportamento.

Por acreditar que a escola é um dos principais espaços para a difusão da informação, o Ecoviver conta com os educadores como grandes aliados, que passam a atuar como agentes culturais multiplicadores.

O projeto Ecoviver, viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, é patrocinado pelo Grupo Ecorodovias, que possibilita a promoção da arte e da cultura no Brasil, além de melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas e contribui para a formação de cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios do futuro.

CECOF – O programa da Secretaria de Educação (Seduc) atende alunos matriculados no município, das 8 às 12h e das 13 às 17h. São oferecidas oficinas de música, percussão, capoeira, caratê, balé, dança de rua, teatro, jazz, artesanato, costura, marcenaria, lousa digital, educação ambiental, Clube da Lição de Casa, esportes, recreação, inglês, Educação Física e reforço (Projeto Valores).


Atalhos da página

Prefeitura de Sâo Vicente

Quem curte

Prefeitura de Sâo Vicente

Siga no Instagram

Prefeitura de Sâo Vicente

Siga no Twitter





Todos os Direitos reservados - Secretaria de Imprensa e Comunicação Social de São Vicente | Acesse Webmail | Trocar Senha
Rede Corporativa e-Solution Backsite