Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
06/06/2016
Escolas municipais participam da Olimpíada de Matemática

Cerca de 10 mil alunos de 6º a 9º anos realizam a prova na disputa promovida nacionalmente nesta terça (7)

Mais de 10 mil alunos da Rede Municipal de São Vicente participam nesta terça-feira (7) da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas (OBMEP). O desafio envolve estudantes de 6º a 9º anos.

Entre as dicas na hora de responder as questões está a concentração. “Além do conhecimento, é preciso manter a calma para responder cada questão”, aconselha o professor da disciplina, Maurici Ferreira. Ele é diretor da EMEF Carolina Dantas (Catiapoã), unidade com adesão de 620 alunos.

Aqueles que obtiverem melhor pontuação se classificam para a 2ª fase, em 10 de setembro. A lista dos premiados será divulgada em 30 de novembro no site da OBMEP (www.obmep.org.br).

Com 17,8 milhões de inscritos em todo o Brasil, a 12ª edição da Olimpíada registrou recorde de escolas participantes. São 47.474 unidades de 5.544 mil municípios – 99,59% de todo o País. A competição é coordenada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Em 2014, foram inscritas 46.712 escolas, localizadas em 5.533 cidades.

A competição é dividida em três níveis: 6º e 7º anos; 8º e 9º anos; e Ensino Médio. Além de premiar os estudantes com melhor desempenho na prova da 2ª fase, a OBMEP também premia professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam na Olimpíada. Serão premiados 6.500 alunos com medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze), e cerca de 46.200 com menções honrosas.

Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

No site www.obmep.org.br podem ser obtidas informações sobre os programas oferecidos pela Olimpíada, e acesso a materiais didáticos como bancos de questões e resolução, em vídeo, de provas de edições anteriores.