Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
20/01/2017
São Vicente comemora 485 anos com grande programação

Inaugurações, estreia da 35ª Encenação, Baile da Cidade, marcam a semana de aniversário

Em comemoração aos 485 anos da Celulla Mater da Nacionalidade, celebrado em 22 de janeiro, a Prefeitura de São Vicente preparou programação especial.

Durante a semana de aniversário, acontecem inaugurações de espaços públicos, atividades esportivas, ações religiosas e a tradicional Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, que este ano volta a ser realizada nas areias da Praia do Gonzaguinha.

As comemorações começam no dia 21 de janeiro, com a inauguração do escritório regional da Junta Comercial do Estado, às 9 horas, na Rua Jacob Emmerich, 1.238, no Parque Bitaru. À noite, a partir das 23 horas, acontece o Baile Oficial da Cidade, no Esporte Clube Beira Mar. Convites à venda na secretaria do clube. Mais informações pelo telefone (13) 3567-1277.

Também no dia 21 de janeiro, a partir das 20h30, acontece a estreia da 35ª edição da Fundação da Vila de São Vicente. O grande espetáculo será apresentado até o dia 25, sempre no mesmo horário. Este ano, a atração conta com a participação do ator Luciano Szafir, que terá papel especial na história. Participam também da Encenação os atores Marissol Dias, Rick Moreno, Jairo Martins e os vencedores do concurso 2017, Robson Barbosa e Isabelly Indaui, que vão interpretar Martim Afonso e Ana Pimentel.

Domingo – No dia do aniversário da primeira cidade do Brasil, 22 de janeiro, a programação começa cedo, às 8 horas, com o hasteamento de bandeiras na Praça 21 Irmãos Amigos, no Itararé. O evento vai contar com a participação de integrantes do Clube 21 Irmãos Amigos.

Às 9 horas, acontece a tradicional Travessia Martim Afonso de Sousa, na Praia dos Milionários. Este ano, o evento emplaca a sua 45ª edição com a prova que homenageia o município vicentino pela passagem do seu aniversário.

Às 10 horas, será celebrada a Missa em Ação de Graças, pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa, na Igreja Matriz de São Vicente (Praça João Pessoa s/n, no Centro). “Ao término da missa, por volta das 11h, iniciamos a Procissão da Renovação em direção à Prefeitura, onde será retomado o Rito de Renovação de Consagração da Cidade e de seu padroeiro, São Vicente Mártir, com presença do prefeito”, detalhou o pároco da Matriz, padre Renan Fonseca e Censi.

Já à tarde, às 14 horas, acontece a reabertura do Hospital Doutor Olavo Horneaux de Moura, no Humaitá, que passa a oferecer 20 leitos. O Hospital do Humaitá fica na Rua Alfredo Chamas s/n.

Em 28 de janeiro, a partir das 11 horas, está marcada a Regata Martim Afonso de Sousa, com saída da Praça Carlos Antonio Menon, no Gonzaguinha, mais conhecida como Praça da Vela. Às 19h30, acontece o concurso Miss São Vicente, na Faculdade UNIBR (Avenida Capitão-mor Aguiar, 798, no Centro).

Já no dia 29, às 19 horas, acontece o culto de aniversário na Igreja Batista Peniel, que fica na Avenida Martins Fontes, 781, no Catiapoã.