Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
20/01/2017
Hospital Municipal do Humaitá será entregue neste domingo (22)
Com 20 leitos, unidade vai aliviar as demandas do Hospital Municipal e PS Parque das Bandeiras, facilitando atendimento a moradores da Área Continental

Neste domingo (22), às 14h, a Prefeitura de São Vicente reabre o Hospital Doutor Olavo Horneaux de Moura, no Humaitá. A abertura da unidade compõe a programação de aniversário da Cidade, que completa 485 anos neste dia. A Administração espera, com a abertura do serviço, suprir a demanda da Área Continental e desafogar o Hospital Municipal e o Pronto Atendimento do Parque das Bandeiras. O Hospital do Humaitá fica na Rua Alfredo Chamas, s/n.

A unidade, que vai oferecer atendimento de baixa complexidade, específico para emergências hipertensivas (cardiológicas), terá 20 leitos, sendo um deles para isolamento e dois para cuidados especiais. O hospital estará capacitado para atender pacientes com emergências hipertensivas, entre elas casos de infartos, angina e edema agudo de pulmão.

Nove médicos vão atuar no hospital, sendo seis plantonistas e três visitadores, além de um profissional que ficará à disposição 24 horas. A unidade também vai contar com diretores clínico e técnico, além das chefias, um responsável técnico (enfermeiro) e um administrativo.

Os funcionários da saúde que moram na Área Continental tiveram a opção de trabalhar no Hospital do Humaitá e os interessados foram realocados para lá. Assim, o serviço vai contar com quatro enfermeiros, 16 auxiliares de enfermagem e cinco assistentes administrativos.

“A prioridade é facilitar o atendimento ao paciente da Área Continental, para que seja bem acolhido na região onde mora e sem a necessidade de se deslocar ao Centro de São Vicente para procurar atendimento de emergência”, esclarece o secretário da Saúde, Haroldo Fábio Genaro, informando que somente os casos de trauma serão encaminhados para o Hospital Municipal.

A Área Continental de São Vicente tem hoje 103.487 habitantes e no segmento da saúde conta com a cobertura de dois prontos-socorros, a do Humaitá e do Parque das Bandeiras, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) / Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do Humaitá, Parque das Bandeiras, Rio Negro, Samaritá, Gleba II, Pq Continental I e II, e Rio Branco I, II e III. Também há na região a Unidade de Saúde da Mulher, o Caps do Jardim Rio Branco, e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Rio Branco.