Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
25/01/2017
Artistas pintam releituras de obras de Benedito Calixto durante a Enecenação

Após encerramento do espetáculo, painéis irão para o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, onde permanecerão expostos para a população

Quem gosta de arte teve um motivo a mais para se comover com a 35ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. Além da apresentação teatral, o espetáculo trouxe artistas que, durante toda a encenação, pintam releituras ampliadas baseadas nas obras de Benedito Calixto.

Gaspar Mariano, Rosangela Ela, Gil de Brito, Edvaldo Rodrigues, Giovane Nazareth, Gigi Fernandes, Roque e Bruna Panizza são os pintores que ajudam a fazer do espetáculo um show ainda mais rico em beleza e cultura.  Os artistas são da Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios de São Vicente.

Idealizador do projeto, o professor de História e Arte, Israel Diniz, lembra que o convite aos artistas plásticos da região para integrar o projeto foi feito em outubro. “Estudamos as telas de Benedito Calixto, desde escala cromática e panorâmica, escolhendo obras que formassem 360º da Cidade, na época de Calixto”, explica Diniz, que também é titular da cadeira número 16 da Academia Vicentina de Letras Artes e Ofícios “Frei Gaspar da Madre de Deus” e vice- presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV).

Durante estes meses, os artistas se revezavam no jardim do IHGSV (Rua Frei Gaspar, 280 – Centro), para estudos das obras e ampliações em um painel, que ainda permanece no local, na dimensão real do espetáculo. “Cada artista escolheu uma obra, formando a visão panorâmica da Encenação”, comenta Diniz.

Enquanto os atores contam a história da fundação da Cidade de São Vicente, na encenação que tem como tema “A Reconstrução da Cidade”, oito painéis de 3×4 metros são pintados com tintas latex e corantes, no estilo Acadêmico.

“Participar da Arte da História Universal, é um prazer enorme. Mas, estudar as obras e ângulos diferentes do pintor, foi mais incrível. Meus sinceros agradecimentos ao diretor Antonio Roberto Marchese, por mais uma oportunidade de interagir neste mundo mágico que é a Encenação”, conclui emocionado.

No último dia de encenação, os painéis irão para o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, onde permanecerão expostos para que a população tenha contato com as obras.