Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
27/01/2017
Município promove mutirão de Combate ao Mosquito da dengue amanhã (28)

Ação acontece no Japuí, com saída prevista para às 9 horas

Combater os transmissores da dengue, chikungunya e zika. Esse é o objetivo da Secretaria da Saúde, que promove neste sábado (28), com a participação de agentes do Programa Saúde da Família e da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi), mutirão de combate ao mosquito. A ação acontece no Japuí, a partir das 9 horas, com saída da Unidade Básica de Saúde (Avenida: Tupiniquins s/nº). Caso chova, a saída será cancelada.

Cerca de 50 pessoas participam do mutirão. A idéia é percorrer todas as ruas do bairro, visitar as casas, terrenos e comércios, e orientar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito.

Além dos mutirões, equipes realizam a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que faz vistoria e recolhimento de larvas em criadouros, com o intuito de calcular, estatisticamente, a densidade de mosquitos por área/setor. Esta avaliação é feita em janeiro e julho (mês inteiro) e outubro (15 dias – LIRAa).

Após a confecção do ADL, os agentes voltam para a atividade de casa a casa, com visitas diárias, de ciclos trimestrais, com a missão de retirada de criadouros e sua inviabilização. Os agentes informam aos moradores as medidas de prevenção à proliferação do mosquito e tratam os criadouros não removíveis com produtos sanitários (desinfetante, detergente, hipoclorito, sabão em pó, borra de café, sal e similares).

Também são realizadas visitas quinzenais aos locais com potencial de proliferação, chamados de focos geradores (ferro-velho, borracharia, cemitérios, desmanches e similares), para orientação e destruição, ou mudança de posição (emborcar ou colocar em local coberto) de criadouros potencias.

Outros pontos de visita são os locais com alta circulação de pessoas, como creches, escolas, hospitais e similares. Nesses locais também há vistoria e orientação para a constante manutenção do lugar.

Informação, Educação e Comunicação (IEC) – Essas visitas são realizadas em escolas, associações de bairro, igrejas e agremiações, com o intuito de informar, motivar e instrumentalizar ações de controle do mosquito transmissor.

Também são feitos serviços de triagem, com informação, atendimento e notificação aos munícipes e instituições solicitantes, por meio do número 0800-7710037.