Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.
12/01/2021
São Vicente se prepara para a imunização contra a Covid-19 e divulga Plano Municipal de Vacinação
Mais de 46 mil pessoas devem receber as doses da vacina na Cidade

A Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) anunciou, nesta segunda-feira (11), o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. Toda a estratégia manterá, rigorosamente, os cuidados para evitar aglomeração de pessoas, medidas que impeçam a transmissão da doença e a segurança de todos os profissionais da saúde.

O documento estabelece parcerias; previsão de insumos; logística que envolve o deslocamento de equipes, entrega de insumos e armazenamento das vacinas; organização financeira; capacitação para equipes de profissionais que participam da vacinação; além de estratégias para comunicação e mobilização social.

O cronograma de vacinação contra a Covid-19 segue o calendário divulgado no Plano Estadual de Imunização (PEI), com início da oferta das doses em 25 de janeiro.

O primeiro grupo a receber a vacina será dos trabalhadores da saúde, que conta hoje com 8.717 profissionais, e os indígenas, com 150 pessoas.

No dia 8 de fevereiro, idosos com 75 anos ou mais devem receber a dose. No dia 15 serão as pessoas com idades entre 70 e 74 anos. Em 22 de fevereiro, é a vez das pessoas com idades entre 65 e 69 anos. Já em 1º de março, o grupo de 60 a 64 anos será imunizado. O grupo dos idosos representa 37.534 pessoas na Cidade. Ao todo, devem ser imunizadas em São Vicente 46.401 pessoas.

Duas doses - A aplicação da vacina será feita em duas doses, com intervalo de 21 dias. A segunda dose deve ser do mesmo tipo da primeira, porque vacinas de outros fabricantes devem ser incorporadas em breve pelo Ministério da Saúde.

Acamados - Para os idosos acamados, foi anunciada a possibilidade de o agendamento ser por telefone ou WhatsApp. O idoso deve ligar no número (13) 3467-6632, das 9 às 15 horas.

Capacitação - A capacitação das equipes de vacinação está programada para os dias 19 e 20 de janeiro.

Postos - Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) estarão ofertando a vacina, de segunda à sexta-feira, das 9 às 15h30.

O Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 está sob a coordenação do Gabinete da Sesau e das diretorias de Planejamento, de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica.