São Vicente fortalece inclusão no esporte com curso paralímpico para 140 professores da Baixada

Iniciativa capacitou profissionais em modalidades como natação, vôlei sentado e atletismo para PCDs

Compartilhe!

2 curtiram
O esporte é uma das grandes portas de entrada para a inclusão. Baseando-se neste princípio, São Vicente recebeu a 2ª edição do Curso Paralímpico, programa do Governo do Estado que capacita profissionais em modalidades para pessoas com deficiência (PCDs). Os treinamentos foram realizados de terça (23) a sexta-feira (26) nos equipamentos esportivos, contando com a participação de mais de 140 professores de toda a Baixada Santista, inclusive profissionais da Secretarias de Esportes e Lazer (Sespor) e docentes em Educação Física da Rede Municipal de Ensino.
 
A qualificação aplica os métodos de ensino para PCDs em modalidades como natação, parabadminton, vôlei sentado, atletismo, judô, halterofilismo e tênis de mesa. 
 
A secretária de Esportes e Lazer, Wanessa Braz de Oliveira Pedroza, ressalta a proposta da iniciativa no Município. "A ideia é ampliar o conhecimento dos nossos professores para que eles possam atender adequadamente os alunos de inclusão, contribuindo para o esporte ser ainda mais inclusivo no nosso município".
 
Vale ressaltar que a Primeira Cidade do Brasil disponibiliza um leque de modalidades esportivas gratuitas à população. Confira:
 
1- Centro Esportivo Beija flor (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt, 233 - Vila Margarida)
Ginástica, Ginástica localizada, Alongamento, Zumba, Balé, Balé baby, Jazz, karatê, Defesa pessoal para mulheres, Funcional, Pilates, Cross Fight, futebol e natação. 
2- Escola de Esportes Maria dos Remédios (Av. Getúlio Vargas, 01 - Biquinha)
Alongamento, Ritmos 50, Karatê, Defesa Pessoal para Mulheres, Funcional,Stand Up, Stand up pcd, Frescobol, Futevôlei, Vôlei de Praia.
3- Escola de Surf – Avenida Ayrton Senna – S/nº - Itararé ( Pit – Posto de Informação Turística na direção da Av. Presidente Wilson).
Surf, Yoga, Canoa.
4- Quadra da Vila São Jorge (Av. Monteiro Lobato, 1137)
Atividade Funcional para Pessoa com deficiência, Futsal, Alongamento, G.A.P, Basquete, Vôlei adaptado.
5- Ginásio Luiz Gonzaga (Praça dos Ambientalistas, s/n - Jardim Rio Branco) 
Alongamento, Ginástica, Funcional, Funcional Kids, Pilates, karatê, Atividade Funcional Para Pessoa com Deficiência, Futsal.
6- Centro Esportivo Bitarú (Rua José Gonçalves Paim, 283)
Alongamento, Pilates, Ginástica, balé, funcional 50 , funcional, Funcional kids, Defesa Pessoal para Mulheres, Karatê, Futebol society, Atividade Funcional para pessoas com deficiência e natação.
7- Ginásio Poliesportivo Dondinho (Travessa do Parque, 1.000 - Catiapoã)
Alongamento, ginástica, G.A.P, Fitdance, Zumba, Pilates, Karatê, Vôlei Adaptado, basquete, Vôlei, Futsal, handebol, Boxe, tênis de Mesa.
8- Associação de melhoramentos Japuí (Praça Álvaro Trevisan, s/n)
Ginástica e Alongamento, Funcional, Karatê, Defesa Pessoal para Mulheres e pilates.
9- Amei Rei Pelé (R. Jequié, 628 - Samarita)
Ginástica, funcional e futsal.
10- Praça 83 Humaitá (R. Benígno Sobral)
Ginástica e alongamento.
 
As inscrições devem ser realizadas no equipamento esportivo onde é oferecida a modalidade de interesse da pessoa. Basta comparecer a um dos locais mencionados no período entre segunda e sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário apresentar duas fotos 3x4, cópia do RG ou certidão de nascimento,  do comprovante de residência e do RG do responsável (para menos de idade), além de declaração escolar (para munícipes de até 16 anos). 
 
Além de residir em São Vicente, o interessado deve ter 7 anos ou mais.

Álbum de Fotos