Sesau promove conscientização sobre o lúpus e fibromialgia em alusão ao Fevereiro Roxo nesta quarta-feira (9)

Em parceria com a Unibr, profissionais vão chamar atenção para o assunto enquanto pacientes aguardam consulta

Compartilhe!

Curtir
Para alertar a população sobre duas doenças que não têm cura, a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau) promove, nesta quarta-feira (9), a partir das 7 horas, uma abordagem técnica sobre a importância do diagnóstico precoce do lúpus e da fibromialgia. A ação, em referência ao Fevereiro Roxo, será realizada na sala de espera do Centro Médico Martim Afonso (CMMA), com pacientes que aguardam consultas.  
 
Um professor e alunos do último semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Unibr vão explicar aos presentes sobre os sintomas e a importância do diagnóstico precoce, para que o tratamento de pessoas portadoras de doenças crônicas, como o lúpus e a fibromialgia, seja feito de forma eficaz e segura, proporcionando bem-estar e qualidade de vida. 
 
"É importante esse trabalho de conscientização para que as pessoas fiquem atentas aos sintomas. E quanto mais cedo iniciar o tratamento, maior é a probabilidade de resultados positivos", declara Michelle Santos, secretária da Saúde.  
 
O Lúpus é uma doença inflamatória e autoimune que afeta múltiplos órgãos e tecidos como pele, articulações, cérebro e rins. Por ser uma patologia autoimune, o lúpus causa a destruição dos tecidos saudáveis do corpo pelo próprio sistema imunológico sem causa conhecida. 
 
Mais comum entre mulheres, os sintomas da doença podem variar de acordo com a região do corpo afetada. Entre os principais, estão febre; fadiga; rigidez muscular e inchaço; dores em articulações; lesões na pele que pioram com exposição ao sol; vermelhidão na face sobre bochechas e nariz (em formato de borboleta); dificuldades para respirar; dores de cabeça; confusão; sensibilidade à luz solar; queda de cabelo; feridas na boca; desconforto, mal-estar e ansiedade. 
 
Já a fibromialgia é uma síndrome pouco conhecida, que afeta em sua maioria mulheres entre 30 e 60 anos. Além de dor generalizada, a doença causa fadiga, dificuldades cognitivas como problema de concentração e perda de memória, dores nas mãos e pés, insônia e até mesmo quadros de depressão. 
 
Uma das principais dificuldades apresentadas no momento de diagnosticar essa doença, é que muitas vezes seus sintomas podem ser confundidos com situações de estresse ou mal-estar do dia a dia. 
 
Com o diagnóstico precoce, é possível que o portador da doença tenha um tratamento adequado, ainda que as doenças não tenham cura. Terapias medicamentosas e tratamentos complementares como fisioterapia, acupuntura, atividades físicas, terapia e outros são importantes para que a pessoa volte a ter condicionamento, melhorando seu humor, mobilidade, capacidade cognitiva, e oferecendo qualidade de vida. 
 
O CMMA fica na Avenida Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, 425, na Vila Margarida. 
 
Por Marjorie Melo