SV promove segundo encontro para construção do Plano Municipal de Saúde

Grupos de trabalho vão definir diretrizes para a gestão 2022/2025

Compartilhe!

Curtir
Grupos de trabalho vão definir diretrizes para a gestão 2022/2025
 
A Secretaria da Saúde de São Vicente realizou, nesta sexta-feira (16), a segunda oficina para traçar as diretrizes do Plano Municipal de Saúde (PMS), que vai definir as ações e estratégias a serem desenvolvidas na gestão na pasta, de 2022 a 2025.
 
Em novo formato, o encontrou reuniu representantes de todos os segmentos da secretaria, que fizeram, nesse primeiro momento, uma análise de situação. Foram abertas duas vagas para a participação do Conselho Municipal de Saúde (CM/S), e apenas um representante do segmento dos trabalhadores compareceu.
 
Devido às questões epidemiológicas, o encontro se baseou em um pequeno grupo técnico, que está desenvolvendo ações pontuais para a participação das unidades de saúde.
 
Foram discutidos e identificados os principais pontos que podem ser melhorados, aperfeiçoados, alterados e eliminados dos serviços de saúde.
 
Promoção do cuidado integral às pessoas em seus diferentes ciclos de vida; Redução e prevenção de riscos relacionados à saúde da população; Desenvolvimento de políticas e ações de gestão do trabalho e Diretriz de Controle Social foram os temas abordados no encontro.
 
A reunião, que teve início às 8h30, contou com um coffee-breack para o grupo. Após alguns minutos de confraternização, a secretária da Saúde, Michelle Santos, deu início à oficina, agradeceu à dedicação e empenho da equipe presente e, principalmente ao apoio do prefeito Kayo Amado e da vice-prefeita, Sandra Conti, que participaram da abertura do encontro.
 
Depois de citar algumas dificuldades da Saúde e falar sobre o desafio que a pasta enfrenta todos os dias, a secretária destacou o trabalho da equipe e a importância da humanização nos serviços. “Não temos a melhor estrutura, mas temos que dar o melhor de nós, e trabalhar da melhor forma com o que temos. Nosso paciente tem que se sentir minimamente acolhido”, declarou.
 
Para o prefeito Kayo Amado, mesmo dentro do contexto turbulento, referindo-se à maior crise sanitária do país, ver que há uma construção participativa, e as pessoas reunidas para discutir planejamento, tem muito valor. “Acredito no que está sendo feito hoje. 
Esse é o ano de sofrer para nos anos seguintes a gente poder trabalhar com tranqüilidade e planejamento, para ter uma Cidade melhor”, destaca.
 
Wilma Cervantes, da Direção Regional de Saúde do Estado (DRS), também participou da oficina. “Fico feliz em ver uma equipe engajada, empolgada com a construção do plano. A Cidade precisa de uma resposta qualificada”, disse otimista.
 
Ainda, no início dos trabalhos, a vice-prefeita Sandra Conti falou da importância do encontro: “Planejamento é a proposta dessa gestão. Que bom que chegou esse momento!” 
 
Já a idealizadora da oficina, Elenice Souza, diretora de Planejamento, parafraseou Eliud Kipchoge, fundista queniano e campeão olímpico “Nem 100% de mim é maior que 1% do time inteiro”, e agradeceu a parceria da equipe presente.
 
Por Marjorie Melo