Itararé ganha Feira Orgânica, a segunda em São Vicente

Inauguração teve bom público e novidades em alimentos e plantas; produtos naturais podem ser comprados todas as quartas-feiras, das 08h às 13h.

Compartilhe!

Curtir
Inauguração teve bom público e novidades em alimentos e plantas; produtos naturais podem ser comprados todas as quartas-feiras, das 08h às 13h.

Faixa erguida, barracas sendo armadas e produtos esperando para serem descarregados. Às 7h30, os comerciantes já estavam preparados e ansiosos para receber a clientela, na inauguração da Feira Orgânica, no bairro Itararé. Olhares curiosos foram surgindo entre aqueles que seguiam em direção à Presidente Wilson, e passavam pela Rua 11 de junho.

Perante a famosa rua, ali na orla da praia, onde fica situado o Boulevard do Itararé, entre 8h e 13h, dez feirantes promoveram um tour cultural, culinário e sustentável sobre mel, legumes, frutas, hortifrutis, geléias, cosméticos, aromatizadores, além de outras mercadorias naturais para quem se aproximava.

Nesta quarta-feira (19), a Feira Orgânica de São Vicente ganhou mais um endereço. Atendendo aos pedidos da população, e como uma forma de gerar novas oportunidades aos comerciantes, a Secretaria de Cultura (Secult) teve essa iniciativa, fortalecendo a cultura, o comércio, o esporte, o turismo e a saúde na Cidade.

Entre as novidades da Feira, estavam duas expositoras estreantes: a vendedora de biomassa de bananas verdes, Débora Cristina Sampaio, de 65 anos, e Maria Helena Gomes, de 54 anos, com suas mudas de plantas diversificadas, entre temperos, flores, suculentas e frutíferas. 

Esbanjando felicidade e simpatia, a praia-grandense Débora contou sobre suas mercadorias. “Hoje, eu apresentei a banana chips orgânica e a biomassa de banana. Ela é desidratada, porém, mantém os nutrientes e as vitaminas. É tudo feito de forma artesanal e sem conservantes. Gostaria que todos viessem apreciar nosso trabalho”.

A Débora mostrou que a Feira Orgânica também é uma oportunidade para as pessoas adquirirem conhecimento culinário, afinal, muita gente aprendeu com ela que a banana verde pode substituir alguns ingredientes, como o ovo, o creme de leite, além de ser comum na confecção de bolos e tortas, e uma aliada das dietas.

A paulistana Maria, que mora há 31 anos na Baixada Santista, agradeceu à Prefeitura e disse que se sente parte da Cidade com a oportunidade de expor seus produtos. ”Trabalho com plantas, faço tudo com terra orgânica, compostagem e é um prazer expor meus trabalhos aqui”, explicou.

Com a Maria, os visitantes descobriram outra curiosidade: vasos orgânicos, produzidos com o bagaço da cana e folhas da bananeira, para diminuir a poluição e promover a reciclagem, algo que vai ao encontro dos ideais da Feira. “Precisamos ter uma vida mais sustentável e as plantas também precisam de amor e carinho”, comentou a expositora.

A Feira Orgânica tem um grande potencial econômico sustentável. Todos os feirantes são regularizados e as mercadorias são certificadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, garantindo a segurança e a qualidade para os clientes.
Finalizando as atrações desta quarta-feira, a Feira recebeu a apresentação musical do vicentino Moises Lopes, com ritmos famosos da Música Popular Brasileira (MPB). 


Com isso, quem comparece ao local recebe boa alimentação, com um tempero de boa música. A Secult tem a intenção de reunir músicos, semanalmente, para também promover um espaço musical aos artistas, além de entreter os comerciantes e compradores.

De acordo com Elizângela Bafini, secretária de Cultura, a expectativa é alta com o novo ponto cultural. “A cidade começa a respirar cultura e nossa gestão fica cada vez mais feliz em trazer essa oportunidade para a população. Ainda teremos mais novidades no futuro, com uma feira de produtos artesanais e de economia criativa”, adiantou a secretária.

O coordenador de Artes Visuais e responsável pela Feira Orgânica, Fernando Rino, afirma que o novo local também foi estratégico para atrair novos públicos. “Pretendemos atender todos os munícipes que moram na região, porém, agora será muito mais fácil cativar os atletas, esportistas e pessoas que estão passeando na orla, pois o local é muito favorável”, explicou.

Uma dessas pessoas era a dona Márcia Ramos, aposentada de 63 anos e que mora ali perto. “É tudo uma ótima ideia. Sou cliente de produtos orgânicos há anos e essas novidades vão interessar muito as pessoas. A Feira deve continuar crescendo, pois nos facilita a encontrar verduras, legumes e outros artigos”, afirmou.

Agora, as pessoas podem desfrutar de duas feiras com produtos naturais, livres de produtos químicos sintéticos prejudiciais para a saúde, em São Vicente. A nova, no bairro Itararé, funciona todas as quartas-feiras, das 8h às 13h, com uma hora a mais de atendimento. Já a feira do Parque Cultural Vila de São Vicente permanece todas às sextas-feiras, das 9h às 13h, na Praça João Pessoa s/nº, no Centro.

Vale lembrar que os interessados em expor seus produtos podem encaminhar uma solicitação pelo email: secult.saovicente@gmail.com

Feira Segura - Em meio a tantas novidades, é importante ressaltar que uma equipe de voluntários da Secult acompanha os dois locais de comércio, reforçando a Feira Segura, com os protocolos sanitários rígidos como uso obrigatório de máscaras, protetores faciais, álcool gel, distanciamento entre clientes, aferição de temperatura e acesso controlado.

Por Henrique Miguel