“Casinhas da Infância” é tema na Semana do Brincar

Evento segue de 24 a 28 de maio, com participação de crianças da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental

Compartilhe!

1 curtiu
Evento segue de 24 a 28 de maio, com participação de crianças da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental

A imaginação vai prevalecer entre os dias 24 e 28 de maio, com a Semana Mundial do Brincar. O tema deste ano é “Casinhas da Infância”.  Serão cinco dias para colocar a criatividade em prática, com participação das crianças da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental de São Vicente.

O evento propõe a montagem de uma “cabaninha” em algum espaço de casa. Pode usar lençol, cobertor, edredom, cortina... A participação dos responsáveis é essencial, estimulando os pequenos e unindo ainda mais a família, em especial neste momento em que as aulas presenciais continuam suspensas devido à pandemia.

Durante a semana, haverá um cardápio de atividades, sugerindo diferentes ações, sempre dentro da cabaninha.
É importante registrar tudo em vídeo ou foto e, no dia 28, postar nas redes sociais, marcando #semanadobrincarsv.
 
O que é - Em seu princípio VII, a Declaração Universal dos Direitos da Criança prevê que “a criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras, os quais deverão estar dirigidos para educação, sociedade, e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício desse direito”. 

Assim, a Semana do Brincar tem este objetivo, de aproximação entre pais e alunos. Com o intuito de preservação da infância, ela ressalta a importância do brincar na sociedade, e conta com a interatividade de crianças de diferentes idades. Também é um momento para múltiplas reflexões sobre a brincadeira como território de convívio entre as diversidades: de culturas, de povos, de costumes e de corpos e almas. A ação é organizada pela Secretaria de Educação (Seduc), em conformidade à Lei 90/17.

Por Renato Pirauá