Procon de São Vicente fiscaliza agências bancárias

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Ação detectou irregularidades em instituições no Município


Falta de fila preferencial, demora no atendimento à população, ausência de informações aos correntistas. Essas foram algumas das irregularidades encontradas pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Vicente (Procon), subordinada à Secretaria de Governo (Segov), em ação realizada na manhã desta segunda-feira (3), em agências bancárias localizadas no Município.

A fiscalização, que teve o apoio da Fundação Procon de Santos, foi realizada em dois bancos da Cidade. Segundo Marco Antônio da Silva, secretário de Governo de São Vicente, “os bancos estão entre as instituições que mais desrespeitam os consumidores, levando em conta que toda a população utiliza seus serviços”.

A primeira irregularidade na ação desta segunda foi constatada logo na entrada da primeira agência. A fila da triagem é única, de modo que não há atendimento prioritário aos idosos, portadores de deficiência, gestantes e pessoas com crianças no colo. Clientes relatam que a demora é comum.

Foi constatado também que o tempo da fila de espera excedeu o previsto. De acordo com a Lei Municipal n° 16.600 – A/05, o tempo de espera razoável é de até 20 minutos em dias normais; 30 minutos em véspera ou após feriado prolongado e nos dias de pagamento de funcionários públicos; e até 45 minutos nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

A agência comporta três tipos de atendimento por senha: comum, preferencial e gerencial. Todos ultrapassaram o limite de espera. Cada agente permaneceu na fila para cronometrar o tempo de espera até entrar na agência. O tempo de espera foi de 23 minutos.

Outra irregularidade foi encontrada: o totem de informações ao público, contendo a tabela de pagamento do INSS, Saque de Rendimentos e Abono Salarial e números para dúvidas, sugestões e reclamações não estavam dispostos de forma visível aos correntistas.

As irregularidades apuradas vão passar agora pela análise da Fundação Procon. Outras vistorias serão realizadas em dias e horários aleatórios, para apurar se houve uma mudança nos serviços. Caso contrário, o órgão estadual poderá estabelecer multa conforme o resultado, chegando até a R$ 7 milhões.

Atendimento – Os consumidores que desejam fazer reclamações formais sobre serviços, produtos, consórcios e assuntos financeiros, podem comparecer à unidade do Procon de São Vicente, no Paço Municipal. O cidadão deve apresentar a cópia de um documento de identidade, CPF e um comprovante de residência. Caso seja pessoa jurídica, é preciso levar uma cópia do Contrato Social. O atendimento pode ser feito também pelo número 151 (ligação gratuita).